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Negócios

“Ponto a Ponto”: estratégias para as vendas de fim de ano devem levar em consideração o ambiente macroeconômico de incertezas

Boletim trimestral também destaca como o alto endividamento das famílias e a elevada taxa de juros travam os investimentos

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“Ponto a Ponto”: estratégias para as vendas de fim de ano devem levar em consideração o ambiente macroeconômico de incertezas
Boletim busca auxiliar as empresas nas vendas de Natal (Arte: TUTU)

A despeito de o setor empresarial dar indícios de estar mais confiante ao longo do terceiro trimestre, o ambiente macroeconômico como um todo ainda é de incertezas. O cenário se faz presente no momento em que os empresários montam as estratégias de estoques para as vendas de fim de ano.

Estes e outros pontos, como a situação financeira das famílias e a queda de preços na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) no mesmo período, são analisadas no boletim, que busca auxiliar as empresas nas vendas de Natal.

“Indicadores são informações que servem como ferramentas valiosas para gerenciar qualquer tipo de empreendimento”, afirma Altamiro Carvalho, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Assim, análises, como a do Ponto a Ponto, são úteis, especialmente para avaliar como a empresa e o setor estão diante de choques nos cenários nacional e internacional.

O Ponto a Ponto é elaborado trimestralmente pela equipe de especialistas da área Econômica da FecomercioSP, com base em pesquisas desenvolvidas e divulgadas mensalmente pela Entidade.

O boletim está disponível no Fecomercio Lab.

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