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Projeto da Alpargatas gera economia de 2,7 mil toneladas de embalagens

Conheça os projetos e as expectativas da empresa centenária para o futuro, no podcast Mercado & Perspectivas

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Projeto da Alpargatas gera economia de 2,7 mil toneladas de embalagens
Um dos objetivos da organização é acelerar a agenda ESG (Arte: TUTU)

Nesta semana, o podcast Mercado & Perspectivas, da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recebe Zezé de Martini, diretora de Sustentabilidade e Reputação da Alpargatas, responsável pela gestão da marca Havaianas. Na conversa, Zezé fala um pouco sobre os principais destaques na agenda de sustentabilidade da empresa e os programas que envolvem Logística Reversa (LR) e economia circular. 

A companhia é dividida, basicamente, em quatro pilares: inovação, sustentabilidade, digital e global. A sua principal marca, Havaianas, se alinhou rapidamente a todos os pilares, desenvolvendo duas frentes de atuação – as soluções em matéria-prima de baixo impacto, que estão diretamente ligadas às metas para 2030 divulgadas para este ano, e o programa de LR, Reciclo, voltado à reciclagem de sandálias. “Em vez de os itens virarem lixo, são transformados em tapetes de playgrounds, pneus maciços, vasos e mobília revestida de manta de borracha”, ressalta a executiva. O programa, criado em 2020, está presente em 12 países e mais de 180 pontos de coleta em todo o mundo. 

No bate-papo, Zezé também explica o projeto Aquarius, desenvolvido em 2021, que tem a iniciativa de substituir algumas embalagens individuais dos modelos das sandálias da Havaianas. Foram dois pontos de alteração: para o e-commerce, foi disponibilizada uma caixa com material mais resistente, para que os consumidores pudessem guardar outros calçados; para as lojas físicas, alguns cartuchos que envolviam os produtos foram substituídos por envelopes de papel. “A ação gerou uma economia de 2,7 mil toneladas de embalagens no ano.” 

Ainda na gravação, a executiva comenta as expectativas para os próximos anos. O objetivo da organização é acelerar a agenda ESG para cumprir as 12 metas – que foram divididas em três pontos: economia circular, diversidade e inclusão – antes de 2030, “levando a companhia a um novo caminho”. 

Ouça o podcast. 

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

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