Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Recessão faz mais de 500 mil famílias adotarem caderneta de compras

Pesquisa indica que anotações foram feitas por 14,1 milhões de famílias brasileiras pelo menos uma vez em 2016

Ajustar texto A+A-

Recessão faz mais de 500 mil famílias adotarem caderneta de compras

Pesquisa aponta que 38% das famílias das classes D e E usaram cadernetas no ano passado
(Tutu)

Em função dos altos índices de desemprego e consequente restrição de renda, os consumidores têm recorrido à caderneta de compras para organizar o planejamento financeiro familiar. Pesquisa da Kantar aponta que mais de 500 mil famílias adotaram a prática no ano passado, anotando as dívidas realizadas pelo chamado “pagamento fiado”.

Veja também
Intenção de financiamento dos paulistanos cresce 3,3% em abril
Intenção de consumo das famílias paulistanas registra estabilidade em abril

Realizado com 52 milhões de famílias, o levantamento indica que a caderneta foi utilizada ao menos uma vez em 2016 em 14,1 milhões de lares brasileiros. Em 2015, o número era de 13,5 milhões.

Por conta do desemprego e da dificuldade na obtenção de crédito, muitos consumidores consideram oportuna essa alternativa. O uso da caderneta representa uma mudança de hábito, tanto na busca do equilíbrio do orçamento familiar como na tentativa da manutenção do poder de compra.

A prática é mais utilizada por consumidores das classes D/E, com 38% das famílias dessa faixa de renda recorrendo às cadernetas no ano passado. Em 2015, eram 27%.

A pesquisa também mostra que a presença das cadernetas é maior nas regiões Norte e Nordeste do País, atingindo uma média de 39% das famílias. No interior dos Estados, o porcentual é de 32%.

Nos grandes centros, a prática da caderneta ainda é utilizada nos bairros mais afastados, porém, em menor escala, assim como na Região Metropolitana de São Paulo. No Sul e no Centro-Oeste, o uso da caderneta ficou abaixo da média nacional.

Fechar (X)