Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Reforma Tributária caminha na contramão da competitividade

Episódio especial do ‘Economix’ faz uma análise completa e sucinta do texto da proposta em debate no Congresso; ouça

Ajustar texto A+A-

Reforma Tributária caminha na contramão da competitividade
Dupla concorda que o atual texto da reforma fará o aumento de carga recair sobre o setor de serviços (Arte: TUTU)

Os possíveis retrocessos na Reforma Tributária em trâmite no Congresso Nacional são apontados no episódio especial do Economix — podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — pelo economista André Sacconato e por Fábio Pina, assessor econômico da Entidade. 

No programa, eles explicam o cenário da carga tributária geral e dos elevados gastos públicos. “A atual situação da economia nacional afeta a lucratividade e o custo de capacitação de recursos pelas empresas. Por isso, é importante uma Reforma Tributária que diminua a carga ao invés de aumentá-la”, ressalta Sacconato.

Segundo Pina, o primeiro problema da proposta é a falta de detalhes que serão, posteriormente, definidos por leis complementares. “Isso aumenta o risco de elevação de carga. Além disso, o governo que gasta 40% do PIB não pode propor reforma tributária, mas uma fiscal, do Estado”, afirma o assessor.

Na análise individual dos serviços, a dupla concorda que o atual texto da reforma em debate fará esse aumento de carga recair sobre empresários do setor, comprometendo o funcionamento de negócios e a manutenção de empregos. A conversa ainda aborda o longo período de transição. Na entrevista, ambos destacam as propostas possíveis para desburocratizar o complexo sistema tributário nacional.

Ouça o podcast a seguir.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)