Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Senac completa 70 anos com o desafio de auxiliar profissionais a encarar o mundo em constante mudança

Instituição oferece mais de 1.280 cursos em diferentes modalidades, de cursos livres aos de pós-graduação

Ajustar texto A+A-

Senac completa 70 anos com o desafio de auxiliar profissionais a encarar o mundo em constante mudança

Instituição conta com 60 unidades espalhadas pelo Estado que, apenas no ano passado, somaram cerca de 546 mil alunos matriculados
(Arte/TUTU)

O Senac São Paulo chega aos 70 anos com muitos desafios, buscando manter-se atualizado frente a um mundo em constante mudança e firme em seu compromisso de, por meio da educação profissional, contribuir com o desenvolvimento econômico, com a equidade social e com a sustentabilidade.

“A sociedade passa por um movimento de intensa renovação, em um contexto em que as tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia de todos e em que tudo muda muito rapidamente, o que impacta diretamente na configuração da educação e do mundo do trabalho”, diz a coordenadora de educação do Senac São Paulo, Ana Kuller.

Diante deste cenário, ela comenta que a instituição busca referências e mantém seu portfólio e seu modelo educacional sempre atualizados para atender as demandas geradas pelas novas tendências no campo educacional e profissional. “Várias ações e projetos estão em andamento para construir o futuro da educação do Senac, de forma a continuar atendendo as necessidades dos alunos, do mundo do trabalho e da sociedade de maneira geral”, ressalta.

Por oferecer diferentes níveis e modalidades de ensino, o Senac reúne alunos de diversos perfis. Há tanto jovens em busca da primeira qualificação, em nível inicial ou técnico, como profissionais que procuram atualização ou aprofundamento de formação ou, ainda, desejam se preparar para mudar de área de atuação.

Senac São Paulo em números
Hoje, são mais de 1.280 cursos em diferentes modalidades, como os livres (de curta duração), os técnicos, os de extensão universitária, os de graduação e os de pós-graduação, além do programa Aprendizagem. No Estado de São Paulo, os mais procurados são este último e os técnicos em Segurança do Trabalho e em Enfermagem. A instituição conta com 60 unidades espalhadas pelo Estado e cerca de 9 mil funcionários.

No ano passado, as unidades paulistas somaram cerca de 546 mil alunos matriculados. Já em 2016, no primeiro semestre, foram atendidas quase 238 mil pessoas. No mesmo período, foram concedidas 68.757 bolsas de estudo (integrais e parciais).

História
Criado em nível nacional em 10 de janeiro de 1946, o Senac iniciou a sua atuação em São Paulo no dia 13 de julho daquele mesmo ano. Em março de 1947, começaram a funcionar as quatro primeiras escolas da capital. As unidades mais antigas do interior são as de Campinas, Ribeirão Preto e Santos, inauguradas um ano depois da criação da instituição no Estado.

Os primeiros cursos oferecidos foram os de Praticante de Escritório e de Praticante de Comércio, seguidos pelos de Arquivista, Estenodatilógrafo, Balconista de Tecidos, de Calçados, de Ferragens e o de Caixa-Tesoureiro. Houve também a criação do Gabinete de Orientação Profissional, voltado a adolescentes que desejavam ingressar no comércio, e o Serviço de Colocação, que encaminhava aprendizes para as vagas existentes em empresas do setor.

No mesmo ano foi lançada a Universidade do Ar, iniciativa pioneira de ensino a distância via rádio, desenvolvida em parceria com o Sesc, que se estendeu até 1962 e registrou mais de 90 mil atendimentos.
Sob a gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Senac São Paulo promove educação profissional de qualidade com foco na formação de profissionais cidadãos e no empreendedorismo.

Fechar (X)