Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Setor de turismo paulista abre 962 novos postos de trabalho em outubro, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, o melhor resultado para o mês desde outubro de 2014

Ajustar texto A+A-

Setor de turismo paulista abre 962 novos postos de trabalho em outubro, aponta FecomercioSP

Bom desempenho foi puxado pelos grupos de transportes, alimentação e hospedagem
(Arte: TUTU)

O mercado de trabalho existente da demanda dos turistas, lazer ou corporativo, voltou a registrar crescimento no Estado de São Paulo em outubro. Ao todo, foram abertas 962 vagas celetistas no mês. Com isso, o setor de turismo paulista encerrou outubro com um estoque ativo de 277.453 trabalhadores formais, aumento de 0,3% em relação a setembro. É o melhor resultado mensal desde outubro de 2014. No acumulado de 12 meses, 1.556 empregos com carteira assinada foram gerados.  

Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.  

Veja também: 
Setor de serviços da cidade de São Paulo tem crescimento de 18% em outubro
Parcela de empresários do varejo com estoques adequados cai em dezembro, aponta FecomercioSP 
Faturamento do varejo brasileiro na semana que antecede o Natal foi R$ 1,7 bilhão superior a 2017, estima FecomercioSP  

Segundo a Entidade, no mês, o bom desempenho foi puxado pelos grupos de transportes, com 326 vínculos; alimentação, com 347 vagas; e hospedagem, com 313 empregos – mais especificamente pelas atividades auxiliares dos transportes aéreos (143 vínculos); lanchonetes e restaurantes (293 vagas);  e hotéis (307 empregos).  

Das sete atividades analisadas, duas sofreram quedas no número total de empregos formais em comparação com outubro do ano passado: comércio direcionado (-2,3%) e cultura e lazer (-0,8%). Por outro lado, os segmentos de agências e operadores (1,3%) e hospedagem (0,9%) apontaram as maiores variações na mesma base de comparação.  

Para a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, com os resultados de outubro, a expectativa é que o indicador continue em alta em novembro. "A perspectiva de um mês com dois feriados e o início da alta temporada, encerrando um ano de grande desgaste emocional na população, sinalizaram aos empresários a possibilidade de aumento da demanda". Mariana Aldrigui comenta ainda que o resultado das eleições foi consonante ao que muitos empresários do turismo esperavam.  

A assessoria econômica da Federação acrescenta que os números de outubro são significativamente positivos e bem distribuídos pelos principais grupos empregadores. Assim, esse desempenho fortalece a tendência de recuperação das vagas perdidas após o ápice desse mercado de trabalho no fim de 2014, ainda que esteja longe de tal patamar. Para a Entidade, o bom resultado é decorrente da melhoria recente da confiança dos consumidores e dos empresários, parte essencial no processo.  

Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego no Setor de Turismo do Estado de São Paulo é elaborada a partir de informações da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Nela são contempladas 85 atividades de acordo com os respectivos CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de subclasse 2.0, divididos em atividades predominantemente turísticas e não predominantemente turísticas.  

Para atingir o objetivo de mensurar o mercado de trabalho existente unicamente devido a demanda de viajantes, de lazer ou trabalho, nas atividades não predominantemente turísticas, foram identificados quais dos 645 municípios do Estado de São Paulo possuem mercado de trabalho com média superior de vínculos em comparação a base de referência estadual. Para isso se utilizou o tradicional medidor de vocação locacional, o Quociente Locacional (QL). Como aplicação dele, se permite através de percentuais estimados do estoque ativo de vínculos formais atingir uma projeção do tamanho do mercado de trabalho do setor de turismo da economia paulista. 

Fechar (X)