Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Tendências de mercado: Inteligência Artificial no comércio

Especialista mostra a possibilidade da não sobrevivência das empresas que não acompanharem tendências como a do ChatGPT

Ajustar texto A+A-

Tendências de mercado: Inteligência Artificial no comércio
No Brasil, espera-se uma regulamentação que proporcione segurança jurídica (Arte: TUTU)

Por Kelly Carvalho*

A Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, tem transformado o mundo dos negócios. As empresas que não acompanharem as tendências podem ter sua sobrevivência comprometida.

Dentre as principais tendências para o varejo, estão a personalização da jornada de compra para o consumidor. Com base em dados de compras e comportamentos, a tecnologia pode ser mais assertiva ao recomendar produtos relevantes, com oferta de promoções personalizadas e fornecimento de suporte. Para facilitar a comunicação do consumidor com a empresa, os chatbots podem responder a perguntas em tempo real e melhorar a sua experiência, sem deixar de lado o atendimento humanizado.

A automação de processos repetitivos é outra importante funcionalidade, inclusive no que diz respeito ao gerenciamento de estoque de acordo com a previsão de vendas e à prevenção de prejuízos financeiros. Além disso, a IA permite que as empresas consigam analisar grandes quantidades de dados de vendas, comportamento do cliente e tendências de mercado. Tudo isso é muito útil na tomada de decisão de forma estratégica com relação a preços, estoques e estratégias de marketing, entre outros.

Sem contar o reconhecimento por voz e imagem, mediante a IA conversacional, que poderá ajudar no processamento de informações ao permitir que os clientes encontrem o que procuram de forma cada vez mais natural e intuitiva, como é o caso das assistentes pessoais Alexa e Siri.

São inúmeras as possibilidades. À medida que a tecnologia avança, novas aplicações continuarão a surgir. No Brasil, espera-se uma regulamentação que proporcione segurança jurídica aos usuários e estimule o uso da tecnologia pela sociedade.

*Kelly Carvalho é assessora técnica da FecomercioSP.
Artigo originalmente publicado na revista Eletrolar News em 16 de maio de 2023.

Conheça o Conselho de Economia Digital e Inovação (CEDI).

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)