Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Turismo em São Paulo tem o melhor junho desde a pandemia, mostra relatório

Dados da FecomercioSP apontam que setor faturou quase R$ 58 milhões por dia; setor hoteleiro beira a 70% da ocupação

Ajustar texto A+A-

Turismo em São Paulo tem o melhor junho desde a pandemia, mostra relatório
Um dos motivos que explicam o resultado é o período de feiras e eventos corporativos na capital paulista (Arte: TUTU)

O turismo paulistano segue em franco crescimento pós-pandemia. O índice mensal de atividade do setor (IMAT), produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, mostra que o último mês de junho foi o melhor da série histórica, iniciada em 2020.

As altas na pontuação foram de 21,4%, na comparação com junho de 2022 — que já havia sido positivo à época — e de 7,5%, em relação ao mês de maio. Para ambas as entidades, é um momento de comemorar os bons resultados.

Esses números se devem, principalmente, à variável de faturamento do turismo, que quase dobrou em comparação ao mesmo mês do ano passado (aumento de 72%). Em média, os players do setor arrecadaram R$ 56,7 milhões por dia na cidade, em junho.

Para a FecomercioSP, dois motivos explicam isso: em primeiro lugar, o fim do período de feiras e eventos corporativos na capital paulista, que costuma ser mais intenso antes do início do segundo semestre. Em segundo lugar, as atrações da cidade, que vão desde festivais de música a opções gastronômicas, trazem muitas famílias de outras regiões do Estado ou mesmo de outras partes do País.

Essa análise pode ser corroborada pelos dados de chegadas: em junho, cerca de 167,5 mil pessoas circularam pelos aeroportos de São Paulo, número 26% maior do que o registrado em junho do ano passado e 2,6% maior do que maio. Com isso, a ocupação dos hotéis da cidade bateu na casa dos 68%. Nas rodoviárias, houve queda nos desembarques em relação a maio, mas uma alta de quase 3 mil passageiros diários se comparados a junho passado.

Na comparação com junho do ano passado, outro dado que salta aos outros é a alta de 14 mil empregos diretos e indiretos no setor em comparação a junho de 2022. A perspectiva é que essa tendência continue de agora em diante, já que os empresários encontram dificuldades para satisfazer as demandas das várias vagas ainda abertas.

A Entidade ainda espera que essa situação permaneça no segundo semestre, refletindo a melhora da economia nacional, o que faz, por consequência, com que os empresários invistam mais nos negócios e, com isso, gerem mais empregos.

Acompanhe as diferentes pesquisas análises setoriais realizadas pela FecomercioSP e tenha mais conhecimento do mercado.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)