Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

UM BRASIL discute mobilidade urbana e avanços recentes no Brasil

Acadêmico Ciro Biderman cita a regulamentação da economia compartilhada no transporte como uma das ações relevantes feitas recentemente na capital paulista

Ajustar texto A+A-

UM BRASIL discute mobilidade urbana e avanços recentes no Brasil

Professor aborda ainda a importância do avanço das baterias e do carro autônomo nos transportes
(Arte: TUTU)

O UM BRASIL analisa os desafios, as oportunidades e as perspectivas para a mobilidade urbana no Brasil na sexta aula do curso digital Desafios da Gestão Municipal no Brasil, produzido em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Humberto Dantas e Fernando Coelho conversam sobre o tema com o professor do Programa de Pós-graduação em Governo e Políticas Públicas da FGV-Eaesp e coordenador do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp), Ciro Biderman.

Veja também:
Falta política pública para incentivar uso do carro elétrico no Brasil
O nó do trânsito nos grandes centros
Bicicleta-táxi traz opção sustentável para o transporte

O acadêmico diz que sistematicamente temos cometido erros ao dar prioridade aos carros, diferentemente do modelo europeu, que sempre priorizou o transporte público. Para ele, a situação brasileira começou a ser revertida na última década.

Biderman avalia a importância de três novidades que irão transformar o modelo de negócios nos transportes nos próximos dez anos: o avanço das baterias, o carro autônomo e o compartilhamento.

Entre as ações relevantes feitas recentemente para a melhoria da locomoção na capital paulista está a regulamentação da economia compartilhada, chamada também de “placa cinza”, que engloba Uber, Cabify, 99 e Easy Taxi.

Biderman entende que essa é uma maneira de conseguir pedágio urbano sem a necessidade de grandes investimentos tecnológicos. “É um mecanismo bastante flexível a custo zero no sentido de que se aproveita o próprio celular do motorista para fazer isso”, explica.

As aulas – ministradas na EACH-USP durante o primeiro semestre de 2017 – compõem a série que discute temas como segurança pública, saúde, educação, turismo, democracia participativa, cultura e mobilidade, entre outros assuntos. Ao todo, são 13 aulas que serão divulgadas no portal da FecomercioSP semanalmente.

Confira a entrevista na íntegra:

Fechar (X)