Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

UM Brasil participará da programação da Festa Literária de Paraty

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 29 de junho de 2015 - Entre os dias 2 e 4 de julho, quem visitar a Festa Literária de Paraty (Flip) 2015 poderá conhecer o "UM Brasil", plataforma multimídia de conteúdo analítico sobre questões econômicas, políticas e sociais do Brasil. Com o objetivo de fomentar a participação e ampliar o conhecimento político da população, a plataforma fará parte da programação da Casa da Liberdade durante a festa, que é o maior festival literário da América Latina.

O projeto, produzido pela Agência TUTU, é uma idealização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e é formado por entrevistas com o antropólogo, Roberto DaMatta, o ministro Marco Aurélio Mello, debates com o historiador Marco Antonio Villa, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o cientista político, Claudio Abramo, e documentários como o "Entraves burocráticos do Brasil", gravado nos Estados Unidos com acadêmicos de Harvard, Columbia, American University, Rutgers, além de instituições como Inter-American Dialogue e Wilson Center, e também o Banco Mundial.

Entre os objetivos estão resgatar o debate político, econômico e social do País, fomentar a participação e o conhecimento político por parte do cidadão, envolver o jovem brasileiro nas discussões, auxiliar no desenvolvimento do senso crítico e coletivo da sociedade brasileira, preparando-a para um futuro de tomada de decisões e estimular o questionamento e a elaboração de ideias e ações.

A participação do Um Brasil no maior festival literário da América Latina visa a disseminar ainda mais esse conteúdo e provocar novas discussões.

Casa da Liberdade

A Casa da Liberdade é um espaço itinerante que desde 2010 acompanha o calendário dos festivais de cultura por todo o Brasil, com a finalidade de levar grandes pensadores para debater os valores de uma sociedade aberta e os desafios do desenvolvimento e da cultura. Idealizada pelo cientista social, economista e professor da Universidade Colúmbia, Marcos Troyjo, e pela cientista política Karim Miskulin, presidente do Instituto Voto, a "Casa" busca disseminar ideias e manifestações artísticas por meio do seu bem maior: a liberdade.

O espaço mescla cultura, arte e pensamento em um ambiente de descontração e reúne expoentes do pensamento no debate sobre conjuntura e tendências. Localizada no coração do centro histórico de Paraty, a Casa da Liberdade trará pocket shows de MPB e a exposição "A Lente de Renan Cepeda", formada por imagens do fotógrafo reconhecido mundialmente por suas pesquisas sobre técnicas como o infravermelho e o "light painting".

Também haverá a apresentação do Projeto "Corrupteca": maior biblioteca digital sobre corrupção e busca de transparência em políticas públicas do mundo, a partir de arquivos como o da Universidade de São Paulo e o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fechar (X)