Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Inflação revela cenário desafiador para famílias paulistanas  

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da FecomercioSP, foi observado que a taxa de inadimplentes em São Paulo voltou a subir entre fevereiro e março de 2024, de 21,8% para 22,7%. Esse percentual representa 921,2 mil famílias com algum tipo de conta em atraso. No último mês, ambas as faixas de renda apresentaram piora na situação de inadimplência, mas a taxa é bem discrepante entre elas, de 26,4% contra 13,2%, entre os que ganham menos de 10 salários-mínimos dos que ganham mais. Acerca disso, a inflação mais forte de alimentos e transportes tem uma sobrecarga no orçamento doméstico, levando as famílias a postergarem a quitação dos atrasados para a manutenção dos gastos básicos.

 



 



 

 
 

 



Sobre

O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: ní­vel de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)