Início

São José do Rio Preto

Região de São José do Rio Preto

AGRONEGÓCIO E VAREJO MOVIMENTAM ECONOMIA RIO-PRETENSE

Mercado municipal de São José do Rio Preto, inaugurado em 1944, é patrimônio tombado há 14 anos

A região de São José do Rio Preto é a maior produtora de borracha do Brasil, responsável por mais da metade (58%) da produção nacional. O produto gera uma cadeia produtiva que cria empregos na região, pois envolve um ciclo de distribuição de insumos, indústrias processadoras de borracha, entre outros.

A cidade recentemente reformulou seu principal evento no setor do agronegócio, a ExpoRio Preto, evento anual que voltou a ter foco em negócios. Considerada a maior feira agroempresarial do noroeste paulista, a 55ª edição do evento atraiu 40 mil pessoas em outubro de 2017.

Entre os destaques do varejo no município está o Mercado Municipal, o “Mercadão”, que foi inaugurado em 1944 e desde 2004 é patrimônio tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact).

Com fluxo de 20 mil visitantes ao mês, o Mercadão possui 34 lojas de diversos segmentos e produtos, além de serviços de floricultura, tabacaria e lotérica. O local gera 139 empregos diretos, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Quer saber mais sobre São José do Rio Preto? Acesse aqui a edição nº 55 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

RIO PRETO SUPERA 1 MILHÃO DE ATENDIMENTOS HOSPITALARES EM 2017

Complexo Funfarme, responsável por seis instituições de saúde, tem hospital-escola e alta tecnologia para atender pacientes 

São José do Rio Preto é conhecida, também, pela ampla estrutura na área da saúde. A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) é responsável por seis instituições de saúde na cidade, que a tornam um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Estado. O hospital-escola, ligado à Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), destaca-se pela medicina de alta tecnologia que oferece aos pacientes, dos quais 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Funfarme foi a primeira instituição de saúde do interior do País a realizar um transplante infantil de coração, em 2010, e é referência em cirurgias de trauma e transplantes de rim, pulmão, coração, medula, córnea, fígado e pâncreas. Em 2017, o complexo da Funfarme contabilizou 1.274.672 atendimentos.

A entidade também é referência em pesquisas, por meio do Centro Integrado de Pesquisas (CIP), do Hospital de Base, que atualmente realiza 164 estudos internacionais em diversas especialidades. Entre essas pesquisas, 91 têm o Brasil como centro coordenador.

 

Lojas do calçadão de São José do Rio Preto

Banca de frutas do Mercado Municipal

Floricultura do Mercado Municipal

Pastelaria do Mercado Municipaç

Represa municipal convida ao lazer e relaxamento

Avenida Doutor Alberto Andaló, no Centro de São José do Rio Preto

1

Região de São José do Rio Preto

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 99 municípios.
Veja os Dados