Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Ideias para atrair e manter clientes

O desafio da fidelização tem sido cada vez maior para lojistas e comerciantes diante da mudança de hábitos de consumidores

Ajustar texto A+A-

Ideias para atrair e manter clientes

Os comerciantes devem estar sempre atentos às novas maneiras de impulsionar a fidelização dos consumidores (Arte: TUTU) 

O atual cenário econômico do País tem levado os consumidores a uma importante mudança em seus hábitos, tendo até que optar por produtos e marcas de menor valor.  Além disso, a crise faz com que o desafio da fidelização se torne cada vez maior para comerciantes e lojistas em geral.

Em uma linguagem mais prática, fidelizar significa tornar aquele cliente esporádico no cliente de sempre que escolha comprar em seu estabelecimento e não nos concorrentes. Segundo o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter os que já existem. Desse modo, um bom programa de fidelização irá, com certeza, contribuir com o aumento da lucratividade de seu negócio.

Veja também: 

Integração de loja física e canais on-line é estratégia para ter atenção do cliente
Liberdade de diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público é uma evolução para o mercado, aponta FecomercioSP
Apps são alternativa para crescimento no varejo

Pesquisa publicada pela Accenture Strategy, realizada com 25.426 consumidores em todo o mundo (1.322 deles no Brasil), mostrou que 80% dos brasileiros estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas. Os clientes têm cada vez menos expectativa e paciência em relação às empresas: são 72% os que esperam ações de fidelidade personalizada, 66% apreciam a personalização em produtos e serviços, 45% acham bom que as marcas queiram conquistar sua fidelidade e 65% gastam mais com marcas que já apreciam.

A pesquisa ainda apontou cinco linguagens de fidelidade que têm estimulado a estratégia de relacionamento com os consumidores do Brasil. São estas as categorias:

1- Prova de carinho: 71% dos consumidores brasileiros apreciam iniciativas como esta, que por muitas vezes podem ser traduzidas por descontos, vale-compra e ofertas.

2- Conheça-me: 64% dos consumidores gostam da personalização de produtos; 75% são fiéis a marcas que têm alguma interação com eles; 84% se sentem fiéis a marcas mais presentes e outros 86% disseram que são fiéis a marcas que respeitam sua privacidade.

3- Caçador de emoções: 65% são fiéis a marcas que os envolvem durante a criação de seus produtos e serviços e 54% apreciam o uso de novas tecnologias.

4- Se você gosta, eu gosto: 29% dos consumidores consideram quando a marca tem alguma associação com celebridades; 33% gostam de influenciadores sociais; 65% seguem indicações de familiares e amigos e 63% apreciam marcas que apoiam ações relacionadas a causas de caridade.

5- Prenda-me: 69% dos brasileiros se sentem fiéis a marcas que os conectam a outros fornecedores, utilizando o sistema de recompensa por pontos; do mesmo modo, 70% são fiéis a marcas que os mantêm na vanguarda.

É sempre bom lembrar que, em tempos de era digital, as corporações devem estar sempre atentas às novas maneiras de impulsionar a fidelização dos consumidores. Assim, os empresários não correrão risco de perder clientes e a chance de expandir o negócio.

Confira a matéria na íntegra no boletim Economix. 

Fechar (X)