Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho de Economia Empresarial e Política

14/10/2020

Risco de descumprimento do teto de gastos causa insegurança ao investidor estrangeiro e dúvidas sobre o Programa Renda Cidadã

Podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política avalia as situações econômica e política nacionais

Ajustar texto: A+A-

Risco de descumprimento do teto de gastos causa insegurança ao investidor estrangeiro e dúvidas sobre o Programa Renda Cidadã

Além disso, André Sacconato, economista e integrante do CEEP, fala do andamento das eleições nos Estados Unidos
(Arte: TUTU)

A possibilidade de descumprimento do teto de gastos é o tema que norteia o debate no podcast de outubro do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), da FecomercioSP. A insegurança acerca do assunto vai das alternativas para financiar o Programa Renda Cidadã a fuga de investidores estrangeiros do País.

No âmbito nacional, Paulo Delgado, um dos copresidentes do conselho, alerta para a “contaminação” da política partidária na política social quando o assunto é a Renda Cidadã e cobra mais responsabilidade dos governantes. “A impressão que fica para o empresariado, para os analistas de mercado, para o varejo e para a indústria, é que o presidente não está consciente dos riscos que pode haver se o Brasil perder o controle estrutural da economia gastando mais do que recebe. A prioridade é manter o processo de equilíbrio econômico, e, para isso, temos de enfrentar o problema administrativo nacional”, diz Paulo Delgado.

Saiba mais sobre as reformas econômicas:
Reforma Administrativa só mudará ambiente fiscal do País se alcançar todo o Estado
Entenda como a falta de modernização no processo administrativo tributário afeta a sua empresa
FecomercioSP sugere proposta de simplificação do sistema tributário brasileiro

O também copresidente do CEEP, Anonio Lanzana, fala do impacto nas contas públicas do Programa Renda Cidadã e o reflexo dele na economia, sem esquecer do teto público de gastos. “Se você analisar que a economia brasileira apresenta elevada capacidade ociosa, um programa que dá condições de compra para as famílias impacta na demanda da economia. Agora, dado que o quadro é uma solução definitiva, tem de obrigatoriamente estar dentro dos limites orçamentários do País”, reafirma Lanzana.

Além disso, André Sacconato, economista e integrante do CEEP, fala da fuga de dólares da Bolsa de Valores e do andamento das eleições nos Estados Unidos. “Tem ministros claramente atentando contra o teto de gastos, e isso é terrível para a imagem do Brasil e para os estrangeiros que querem vir para cá”, conclui.

Ouça o podcast

FecomercioSP · Trégua entre os poderes, Renda Cidadã, fuga de investidores e a alta da confiança do comércio

O conteúdo também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.