Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Descarte de baterias automotivas é responsabilidade de todos

Consumidor deve se informar sobre o destino da bateria usada ao comprar uma nova

Ajustar texto A+A-

Descarte de baterias automotivas é responsabilidade de todos

Com o objetivo de ampliar o sistema de Logística Reversa para recebimento, armazenamento e reciclagem das baterias a FecomercioSP lançou um Portal de Logística Reversa 
(Arte/Banco de Imagens)

A participação do consumidor é crucial para o bom funcionamento do sistema de Logística Reversa de Baterias de Chumbo Ácido, pois pode iniciar todo o processo no momento da instalação de uma bateria nova, entregando a bateria usada.

Ao receber e armazenar corretamente as baterias entregues pelos clientes, o comerciante faz a conexão com os distribuidores e atacadistas, que farão coletas periódicas dos produtos nos estabelecimentos. Estes, por sua vez, devem armazená-los em conformidade com a legislação ambiental e entregá-los aos fabricantes, importadores ou empresas recicladoras. Este é o modelo de logística reversa instituído pelo Termo de Compromisso assinado entre o Governo do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Veja também:
Solução vencedora do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade gera projeto de alto impacto
Comerciantes podem se tornar pontos de entrega de pilhas e baterias no Portal de Logística Reversa da FecomercioSP
FecomercioSP recebe autoridades e especialistas em lançamento de portal de Logística Reversa

Assinado em dezembro de 2016 e com vigência de quatro anos, o Termo de Compromisso tem como meta instalar pontos de entrega nos 645 municípios do Estado de São Paulo, além de garantir que, ainda em 2017, 75% da quantidade em peso de baterias inservíveis serão coletadas e destinadas em relação às quantidades em peso de baterias colocadas no mercado no Estado de São Paulo pelos fabricantes e importadores aderentes.

Com o objetivo de ampliar o sistema de Logística Reversa para recebimento, armazenamento e reciclagem das baterias automotivas, de motocicletas, de embarcações e industriais inservíveis (as do tipo chumbo ácido), a FecomercioSP lançou um Portal de Logística Reversa, que pode ser acessado aqui.

A adesão ao Termo de Compromisso pode ser feita através da Plataforma da FecomercioSP, que redirecionará o comerciante para o site do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber), que atua como entidade gestora do sistema de logística reversa de baterias de chumbo ácido. O Iber já possui 3.500 pontos de coleta cadastrados no Estado de São Paulo e continua fazendo esforço para ampliá-los ainda mais com a participação dos comerciantes e dos consumidores.

Fechar (X)