Podcasts
16/12/2020É possível vender na pandemia mesmo com e-commerce “engatinhando”
Presidente da Livraria da Vila, Samuel Seibel fala da experiência da empresa em 2020 e da mudança nos formatos das lojas físicas

Readaptação para estabelecimentos menores foi feita com o objetivo de melhorar os resultados dos negócios
(Arte: TUTU)
O ano de 2020 marcou a Livraria da Vila de forma profunda. De início, o projeto de e-commerce, lançado em dezembro de 2019, se desenvolveria paulatinamente. Entretanto, com o andamento do contágio de covid-19 pelo mundo e pelo Brasil, este e outros planos tiveram de ser antecipados.
“Sempre priorizamos as livrarias físicas, as vendas online sempre foram mais ‘marginais’. Janeiro e fevereiro foram meses de teste. Estávamos a passos lentos com o e-commerce sem imaginar que, em março, este campo estaria a todo vapor”, lembra o presidente da Livraria da Vila, Samuel Seibel, em mais um episódio da série Mercado & Perspectivas, do podcast da FecomercioSP.
Leia mais sobre comércio eletrônico
Participação do e-commerce no varejo físico terá crescimento de forma estabilizada depois da pandemia
Estabelecimentos podem fazer uso de ferramenta gratuita para criar comércio eletrônico
Saiba como montar uma operação de comércio eletrônico em meio à pandemia
Outra mudança está no formato das lojas, que passaram a ser menores e têm dado bons retornos, como a loja do Shopping Higienópolis, que teve o tamanho reduzido de 800 para 500 metros quadrados. “Temos optado por lojas menores (de aproximadamente 400 metros quadrados, em vez de 2,5 mil metros quadrados, por exemplo). Assim, a venda por metro quadrado é maior, o estoque é mais controlado e temos pouca perda de venda efetiva”, explica Seibel.
O executivo fala ainda na entrevista sobre os planos para trabalhar mais o e-commerce em 2021, sobre o baixo índice de leitura do brasileiro em comparação a outros países e do fim da isenção fiscal do livro.
Ouça o podcast
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.
Notícias relacionadas
-
Podcasts
PIB cai 4,1% em 2020 e Brasil tem nova década perdida; entenda
Edição especial do “Economix” também analisa as perspectivas de recuperação em 2021
-
Podcasts
Conheça as propostas para aperfeiçoar o Marco Legal das Startups
PodcastsQueda mais branda da economia não suaviza tombo do setor de serviços em 2020
PodcastsReformas estruturais têm capacidade de ampliar orçamento brasileiro
Recomendadas para você
-
Podcasts
Faça a empresa aparecer em buscas e conquiste novos consumidores
Ouça o diretor do Google Customer Solutions para o Brasil, Rodrigo Rodrigues
-
Podcasts
Avanço da tecnologia permite uso de inteligência artificial em varejo de moda
Fernando Guglielmetti, head de e-commerce da C&A Brasil, conta como assistência virtual elevou as vendas
-
Podcasts
Conhecimento sobre multicanalidade muda mentalidade do consumidor
Peter Schmidt, gerente de Expansão da Mahogany, fala sobre os novos formatos de venda
-
Podcasts
Transforme as lojas em pequenos hubs e atenda o cliente com mais agilidade
Ricardo Nassar, sócio-diretor da Cobasi, fala sobre a busca pela melhor experiência ao comprador