Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

FecomercioSP produz vídeo sobre o déficit dos Estados

De maneira didática, conteúdo apresenta a deterioração das contas públicas estaduais

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP produz vídeo sobre o déficit dos Estados

Vídeo complementa estudo inédito produzido pela FecomercioSP sobre as contas públicas estaduais
(Tutu)

Complementando um estudo sobre o déficit orçamentário dos Estados brasileiros, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) produziu um vídeo sobre a situação das finanças públicas estaduais.

Veja também
Sem as transferências da União, déficit orçamentário dos Estados brasileiros seria de R$ 150 bilhões

De maneira didática, o vídeo mostra que, sem as transferências de recursos da União, o déficit dos Estados no ano de 2015 teria sido de R$ 34 bilhões. Dessa maneira, percebe-se que não é apenas o governo federal que precisa resolver o problema do gasto público elevado.

Nesse mesmo ano, 15 Estados, incluindo o Distrito Federal, gastaram mais do que arrecadaram. E o mais agravante é que apenas três estão em processo de ajuste fiscal para resolver o problema do rombo orçamentário, enquanto os outros 12 devem ter déficits cada vez maiores.

O estudo também mostra que mesmo os Estados com as contas no azul não estão em situação confortável, já que ao menos quatro estão em trajetória de deterioração fiscal.

Para a FecomercioSP, a única forma de melhorar a situação das contas públicas estaduais e, consequentemente, da União é com a adoção de um ajuste fiscal aliado à reforma da Previdência.

Confira o estudo sobre a situação fiscal dos Estados clicando aqui e veja, abaixo, o vídeo sobre os déficits estaduais:

Fechar (X)