Negócios

20/07/2018

Indicadores econômicos são fundamentais na gestão empresarial

Variáveis determinantes de consumo ajudam no planejamento estratégico da empresa

Indicadores econômicos são fundamentais na gestão empresarial

FecomercioSP orienta que empresário faça uma análise transversal das variáveis
(Arte: TUTU)

Os indicadores econômicos, como o índice de inflação, a taxa de juros, a taxa de câmbio e o índice de confiança do consumidor, são fundamentais para que as empresas tenham um planejamento estratégico que ajude a conduzir as suas atividades no dia a dia.

Apesar de estar um pouco distante da realidade do empresário, eles devem fazer parte de uma análise transversal. De acordo com a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o varejista tem de analisar as variáveis com base no que pode impactar o seu negócio a curto e longo prazos para fazer os devidos ajustes no planejamento.

Veja também 
Índices econômicos mostram o impacto da alta dos preços no consumo das famílias
Incerteza eleitoral e déficit fiscal pressionam a desvalorização do real em 2018
Empresas mais cautelosas contraem menos crédito apesar da queda dos juros

A FecomercioSP disponibiliza diversas informações voltadas ao comércio varejista, entre elas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostra como o cliente analisa os ambientes econômico e político do País. Segundo a assessoria econômica da Entidade, atualmente, as famílias estão mais descrentes com o cenário atual do Brasil, o que indica que o empresário deve ficar alerta.

Neste momento, a Federação orienta que o empresário acompanhe os indicadores econômicos para formar o seu estoque e determinar os preços e o melhor momento para liquidações, bem como tomar decisões sobre investimentos, contratação e até mesmo para diversificar o estoque.

Confira mais detalhes sobre a importância dos indicadores econômicos: