Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Informalidade sobe, renda cai: entenda a real situação da queda do desemprego no 3º trimestre

“Economix” também destaca as condições atuais das contas públicas

Ajustar texto A+A-

Informalidade sobe, renda cai: entenda a real situação da queda do desemprego no 3º trimestre

Taxa de desemprego caiu 1,6 ponto porcentual entre o segundo e o terceiro trimestres
(Arte/Tutu)

O desemprego caiu para 12,6% no terceiro trimestre, taxa que corresponde a 13,5 milhões de desempregados no País. Em relação ao trimestre anterior, a queda foi de 1,6 ponto porcentual (p.p.).

Apesar da baixa, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a informalidade tem sido a saída para grande parte dos brasileiros obter renda. A taxa de trabalhadores informais subiu para 40,6% no período de julho a setembro. Além disso, enquanto a inflação elevada corrói o bolso do consumidor, o rendimento médio real dos trabalhadores caiu 4% no terceiro trimestre.

Ouça outros episódios do Economix
Serviços crescem, mas não evitam queda do PIB no 3º trimestre; entenda
Recorde de endividamento e confiança em baixa: quais as condições do consumidor para as vendas de fim de ano?
Por que a economia brasileira está enfraquecendo antes de se recuperar?

O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (3) se debruça sobre a real situação do mercado de trabalho no País.

O episódio também destaca as condições das contas públicas, que, em outubro, registraram o terceiro mês seguido de superávit primário, o que não acontecia desde 2014.

A mudança de discurso do presidente do banco central dos Estados Unidos sobre a inflação, assumindo que a pressão de preços não é transitória, e a implementação de uma moeda digital na China também são assuntos do programa.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Fechar (X)