Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Largo 13 de Maio é tema de vídeo exclusivo da FecomercioSP

A produção faz parte do ”SP 463”, site especial sobre os clusters comerciais de São Paulo

Ajustar texto A+A-

Largo 13 de Maio é tema de vídeo exclusivo da FecomercioSP

O grande fluxo de pessoas ajuda a manter as boas vendas do comércio
(Arte:TUTU)

Nomeado em homenagem à abolição da escravidão no Brasil – em 13 de maio de 1888 –, o Largo 13 de Maio é um importante ponto de passagem dos moradores da região sudoeste da cidade de São Paulo. Santo Amaro, região em que está localizado, foi um município independente incorporado à capital paulista apenas em 1934.

Por ter se desenvolvido como uma cidade separada, a região não segue os padrões de numeração da cidade (dados a partir da Praça da Sé, no centro), mas uma numeração própria, cujo referencial é o próprio Largo. “Entre Santo Amaro e a cidade de São Paulo antiga, era uma viagem cheia de chácaras e fazendas”, lembra um comerciante.

Os primeiros vendedores do Largo 13 eram descendentes de árabes, com tradição no comércio. Aos poucos, a região agregou também imigrantes e migrantes de outras regiões brasileiras. Muitos deles são nordestinos – Santo Amaro e bairros periféricos são tradicionalmente ocupados por pessoas vindas do nordeste brasileiro.

Estabelecidos no Largo e seus arredores, hoje eles comandam lojas abertas há décadas no mesmo endereço, que passam de pai para filho. O grande fluxo de pessoas ajuda a manter as boas vendas do comércio. A região concentra, ainda, um Poupatempo e todos os bancos, além do Metrô e do terminal de ônibus. “Trato meus clientes do mesmo jeito que gostaria de ser tratado. A intenção é resolver problemas, tratar bem e cativar”, conta um comerciante. “O preço é bem competitivo, a briga é brava. Quem ganha é o consumidor final”, garante outro.

As particularidades do Largo 13 de Maio são tema de vídeo exclusivo elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A produção faz parte do SP 463, site especial sobre os clusters comerciais de São Paulo, lançado pela Entidade no aniversário da cidade, em homenagem aos comerciantes – peças fundamentais na construção e no fortalecimento da economia paulistana.

SP 463
Além do Largo 13, a plataforma SP 463 traz vídeos sobre a Galeria do Rock e seu público fiel; a tradicional Feira do Pacaembu, símbolo de uma das atividades mais emblemáticas da cidade; a Rua da Consolação, conhecida como a “rua dos lustres”; a Rua 25 de Março, maior centro de comércio popular da América Latina; e a Rua Teodoro Sampaio, referência em instrumentos musicais. Confira!

Fechar (X)