Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Otimismo do empresário cresce pelo segundo mês consecutivo

Contexto de avanço da vacinação e melhor adaptação à crise sanitária ajudam a manter cenário positivo

Ajustar texto A+A-

Otimismo do empresário cresce pelo segundo mês consecutivo

Indicador capta as percepções dos empresários com relação à economia, ao setor de atuação e sobre a empresa
(Arte: TUTU)

A confiança dos empresários continua crescendo – e pelo segundo mês consecutivo. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo o levantamento de julho, o otimismo dos empresários cresceu 9,1% na transição entre os meses. O indicador que, em junho, estava em 90,6 pontos, chegou a 98,9.

O que também aumentou significativamente foi o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que passou de 56,3 para 68,4 pontos neste mês, representando um aumento de 21,5%. No mês anterior, em comparação a maio, o crescimento havia alcançado 5,4%. A adaptação do comércio ao contexto da crise sanitária e o avanço da vacinação estão por trás da melhora deste cenário.

Leia sobre outros assuntos de interesse para as empresas
Comércio paulista gera 21.388 empregos formais em maio
Estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar até as 23h
MP que deve facilitar o dia a dia das empresas atende a pleitos da FecomercioSP

Os demais subíndices que compõe a avaliação da confiança dos gestores também apresentaram alta, apesar do resultado de alguns serem menos expressivos com relação ao mês anterior, como o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que aumentou 4,5% contra 10,5%, em junho. Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) obteve alta de 7,8% (6,2% em junho). Com 2020 em perspectiva, os três subindicadores também avançaram. E apesar de o ano representar uma base de comparação muito fragilizada em razão do início e do desenrolar da pandemia, os resultados são positivos na avaliação da Federação.

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) também divulgado pela Entidade, cresceu 10,1%. Um pouco menos do que o registrado em junho, quando apontou 10,9% – de 88,3 para 97,2 pontos.

Tendo em vista a taxa de desemprego, é também animadora a alta da variável que mede as Expectativas para Contratação de Funcionários (IEC): 9,5%, passando de 113,2 para 123,9 pontos, apesar de o resultado também ser um pouco abaixo do registrado anteriormente (14,1%).

No levantamento deste mês, outro indicador que apresentou resultado positivo foi o Índice de Estoque (IE), crescendo bem mais comparado a junho (1,7%), chegando a 6,2% e superando os 100,8 pontos, fechando o mês com 107,1. A pesquisa também indica que a proporção dos empresários que consideram a situação adequada subiu de 49,9%, em junho, para 53%, em julho.

Planejamento e cautela

Para os empresários do comércio, a orientação é administrar e estimular a solidez e o crescimento da empresa, seja por meio da administração do fluxo de caixa, seja pelo planejamento das finanças ou do acompanhamento de tudo o que influencia a performance econômica do negócio.

A gestão de estoque precisa ser cautelosa. Prever o cenário e estimar a receita da empresa, por meio de uma nova realidade para o decorrer do ano, também são trabalhos importantes para a tomada de decisões. A partir daí, controla-se o fluxo de caixa diário, fazendo um balanceamento entre contas a pagar e recebíveis.

 
Fechar (X)