Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Senac oferece atendimento gratuito para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018

Serviço é prestado pelos alunos do Bacharelado em Ciências Contábeis do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, na zona sul de São Paulo

Ajustar texto A+A-

Senac oferece atendimento gratuito para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018

Medida pode evitar que contribuinte caia na malha fina
(Arte: TUTU)

É comum o contribuinte encontrar dúvidas na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda. Isso faz com que o documento seja enviado para a Receita Federal com erros. Para evitar esse problema, os interessados em obter ajuda podem contar com o Centro Universitário Senac - Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. Até o dia 28 de abril, cerca de 60 alunos de graduação de Ciências Contábeis auxiliam no preenchimento da declaração do IRPF 2018. O serviço é gratuito.

“Verificamos que muitas vezes os contribuintes caem na malha fina não por fraude, mas por desconhecimento da legislação. Então, além de permitir que a população entregue sua declaração de ajuste anual de forma correta, a ação do Senac possibilita aproximar os alunos das atividades profissionais colocando em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explica a consultora tributária, professora da graduação do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, Elisangela Zebini.

Veja também:
Correção da tabela de isenções do IRPF pela inflação deveria ser automática
Conselho de Assuntos Tributários entregará aos presidenciáveis e candidatos a governador proposta de Reforma Tributária
Complexidade das leis tributárias é principal entrave aos contribuintes

Esta é a primeira vez que o serviço é oferecido para a população. Nos últimos três anos, o atendimento foi feito apenas para funcionários do Senac , do campus de Santo Amaro, alunos e seus familiares. Nesse período, que começou em 2015, foram feitos 150 atendimentos, uma média de 50 por ano.

A iniciativa foi ampliada neste ano após a instituição firmar parceria com a Receita Federal por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). “Temos a capacidade de preencher e enviar 1,5 mil declarações em 2018”, estima Elisangela, que também é responsável pelo projeto.

Para ter acesso ao serviço oferecido pelo Senac, é necessário fazer o agendamento pelo e-mail agendamentoirpf@sp.senac.br. Depois, é preciso levar, até o Centro Universitário Senac  - Santo Amaro, na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, os documentos – originais ou em cópia autenticada –, como CPF, título de eleitor, escrituras de imóveis, informe de rendimento anual, entre outros. A relação completa consta no fim do texto.

Não serão atendidos os casos de espólio/direito sucessório; quantidade elevada de imóveis (máximo três imóveis com apresentação de escritura); declaração de autônomos sem documento comprobatório dos rendimentos e imposto de renda pessoa jurídica.

Os atendimentos serão realizados às sextas, nos dias 23 de março e 6, 13, 20 e 27 de abril, das 16 às 19h; e aos sábados, nos dias 14 e 28 de abril, das 13 às 17h.

Após o agendamento, o contribuinte deve levar os seguintes documentos, originais ou em cópia autenticada:
CPF;
Título de eleitor;
Comprovante de residência;
Certidão de casamento (apenas no caso do cônjuge ser dependente na declaração);
Certidão de nascimento de filhos menores de 8 anos;
CPF de dependentes maiores de 8 anos;
Declaração de imposto de renda anterior (se houver, de preferência em mídia eletrônica);
Escrituras de imóveis (se houver);
Documentos de banco (informe de rendimento anual);
Declaração de rendimento anual do empregador;
CNPJs ou CPF de despesas médicas, odontológicas e advocatícias;
Declaração do ano anterior (preferencialmente a cópia de segurança).

Fechar (X)