Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

UM BRASIL discute desafios do orçamento municipal

O professor da escola de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Valdemir Pires explica que orçamento não é dinheiro, mas um modo de lidar com ele

Ajustar texto A+A-

UM BRASIL discute desafios do orçamento municipal

Pires aborda ainda as diferenças entre as gestões do administrador público e do administrador privado
(Foto: Christian Parente/TUTU)

O UM BRASIL discute como funciona a aprovação do orçamento municipal e como ele é executado durante entrevista com o professor da escola de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Valdemir Pires.

Na segunda aula do curso digital Desafios da Gestão Municipal no Brasil, produzido em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), o docente afirma que orçamento não é dinheiro, mas um modo de lidar com ele.

Pires explica que orçamento público é um conjunto de dotações orçamentárias, ou seja, verbas previstas e destinada a fins específicos. “Aquele número que tem no orçamento é uma autorização que o chefe do Poder Executivo e sua equipe têm para gastar com uma determinada finalidade”, diz.

Veja também:
UM BRASIL debate o município na Federação e traça um raio-X das cidades
Medida provisória deu à sociedade falsa sensação de que energia seria mais barata, diz Britaldo Soares
Walter Fang analisa competitividade na era digital e globalização

Na conversa com Humberto Dantas e Fernando Coelho, o especialista afirma que o real entendimento desse rito processual (o orçamento como autorização do povo para que os governantes possam gastar) seria positivo para a sociedade como um todo. “Se o prefeito, o vereador e o povo tivessem plena consciência de que é isso que se está fazendo quando se elabora o orçamento, nós teríamos uma mudança cultural fabulosa”, afirma Pires.

Na entrevista, Pires aborda ainda as diferenças entre as gestões do administrador público e do administrador privado e a importância de se planejar o orçamento em consonância com as expectativas do eleitor.

As aulas – ministradas na EACH-USP durante o primeiro semestre de 2017 – compõem a série que discute temas como segurança pública, saúde, educação, turismo, democracia participativa, cultura e mobilidade, entre outros assuntos. Ao todo, são 13 aulas que serão divulgadas no portal da FecomercioSP semanalmente.

Acompanhe o debate na íntegra aqui:

Fechar (X)