Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho de Sustentabilidade

14/12/2020

FecomercioSP apoia o 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico

Premiação que vai homenagear o presidente do Conselho de Sustentabilidade da Entidade, José Goldemberg, é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio

Ajustar texto: A+A-

FecomercioSP apoia o 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico

1º PIEC visa a reconhecer e premiar os melhores projetos no que tange à aplicação de conceitos e do método científico
(Arte: TUTU)

Com o objetivo de sempre apoiar a valorização de ações e projetos com foco em desenvolvimento de inovações e para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a FecomercioSP apoia o 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (1º PIEC), com inscrições abertas até 25 de janeiro de 2021.

Podem participar da premiação estudantes e professores dos ensinos fundamental, médio e técnico; instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, com projetos das áreas de química, física, matemática, biociências, robótica/mecatrônica, botânica, agrícola e florestal. Serão aceitos desde projetos em fase de ideação com aplicação de conceitos científicos sólidos, até projetos em fase de desenvolvimento avançado com amostras e/ou protótipos funcionais.

UM BRASIL discute oportunidades do empreendedorismo sustentável

O prêmio, idealizado pelo engenheiro ambiental, cientista e empreendedor Gabriel Estevam Domingos, é de caráter ambiental, com regulamento rígido que privilegia iniciativas verdes e veta, por exemplo, inventos e descobertas que demandem queima de combustíveis fósseis.

Domingos, aliás, foi vencedor do 3° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Academia/Estudante com o projeto Ração Susten – uma ração ecológica para cães e gatos com as sobras de peixes e camarões. Ele também levou a 4º edição do prêmio, na categoria Microempresa, com a Ecotinta, feita com base em um resíduo gerado pelas indústrias de fertilizantes.

Premiação e homenageado

Os projetos inscritos no 1º PIEC serão avaliados de 16 de janeiro a 15 de março. Em decorrência da pandemia de covid-19, a data da premiação ainda será definida, entre abril e junho. Na ocasião, serão entregues troféus em cinco categorias técnicas (Futuro Brilhante; Nova Realidade; Consciência Circular; Mestre Inspirador; e Pomar Científico. Também serão concedidas premiações na categoria Institucional, destinada a patrocinadores e apoiadores, além de um jornalista, uma instituição de ensino e o homenageado.

A honraria máxima do PIEC reconhecerá anualmente, uma personalidade brasileira dentre os maiores expoentes do mundo acadêmico, científico e ecológico. O homenageado escolhido da primeira edição é José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Assim como a Federação, Goldemberg, que já foi Ministro da Educação e Cultura, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente; Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo,  comandou a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), acredita na iniciativa proposta pelo PIEC e no desenvolvimento científico do País.

As informações completas sobre a premiação podem ser acessadas aqui.