Negócios

05/07/2017

Empresário precisa se planejar adequadamente para internacionalizar seu negócio

Consultor da FecomercioSP Ricardo Tortorella ressalta importância do planejamento para empreendedor que quer marcar presença no exterior

Empresário precisa se planejar adequadamente para internacionalizar seu negócio

(Arte: TUTU)

Por Alessandra Jarussi

Diante de um amplo mercado global a ser explorado, os empresários brasileiros que pensam em internacionalizar seus negócios e marcar presença no exterior devem, antes de tudo, ter em mente a importância do planejamento.

“Planejar é fundamental. O processo de planejamento vai ajudar o empresário a enxergar as grandes oportunidades que o ‘mercado mundo’ traz e a identificar as eventuais necessidades de ajustes”, orienta o consultor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) Ricardo Tortorella.

“Ficará claro para o empresário que é preciso se capacitar, pesquisar o mercado no qual vai inserir seu produto e conhecer a cultura local, as normas e regulamentos, além de adaptar o produto, a embalagem, a forma e os prazos de entrega. Também é necessário entender a concorrência e os parceiros estratégicos”, destaca Tortorella.

“A melhor forma de iniciar o planejamento é construir um bom plano de internacionalização”, aconselha o consultor da FecomercioSP. Segundo ele, apesar de enorme e aberto para todos, “o ‘mercado mundo’ não aceita amadorismo”.

Saiba mais

Internacionalização dos negócios é opção realista e viável para empresários brasileiros
Empresário brasileiro de comércio e serviços que deseja exportar tem caminho promissor pela frente
Desinformação, tamanho do mercado, imagem do produto brasileiro, câmbio e burocracia são desafios para empresário conquistar o exterior; saiba como superá-los