Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

05/07/2017

Empresário precisa se planejar adequadamente para internacionalizar seu negócio

Consultor da FecomercioSP Ricardo Tortorella ressalta importância do planejamento para empreendedor que quer marcar presença no exterior

Ajustar texto: A+A-

Empresário precisa se planejar adequadamente para internacionalizar seu negócio

(Arte: TUTU)

Por Alessandra Jarussi

Diante de um amplo mercado global a ser explorado, os empresários brasileiros que pensam em internacionalizar seus negócios e marcar presença no exterior devem, antes de tudo, ter em mente a importância do planejamento.

“Planejar é fundamental. O processo de planejamento vai ajudar o empresário a enxergar as grandes oportunidades que o ‘mercado mundo’ traz e a identificar as eventuais necessidades de ajustes”, orienta o consultor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) Ricardo Tortorella.

“Ficará claro para o empresário que é preciso se capacitar, pesquisar o mercado no qual vai inserir seu produto e conhecer a cultura local, as normas e regulamentos, além de adaptar o produto, a embalagem, a forma e os prazos de entrega. Também é necessário entender a concorrência e os parceiros estratégicos”, destaca Tortorella.

“A melhor forma de iniciar o planejamento é construir um bom plano de internacionalização”, aconselha o consultor da FecomercioSP. Segundo ele, apesar de enorme e aberto para todos, “o ‘mercado mundo’ não aceita amadorismo”.

Saiba mais

Internacionalização dos negócios é opção realista e viável para empresários brasileiros
Empresário brasileiro de comércio e serviços que deseja exportar tem caminho promissor pela frente
Desinformação, tamanho do mercado, imagem do produto brasileiro, câmbio e burocracia são desafios para empresário conquistar o exterior; saiba como superá-los