Legislação

30/10/2018

Fases do eSocial exigem atenção de empresários e contadores; entenda cada etapa

FecomercioSP detalha as exigências de cada uma das quatro fases do eSocial

Fases do eSocial exigem atenção de empresários e contadores; entenda cada etapa

FecomercioSP detalha exigências de cada fase do eSocial
(Arte: TUTU)

O eSocial é uma novidade que exige a atenção dos empresários para o cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. O sistema digital reúne documentos, até o momento, entregues a diversos órgãos.

Ele é dividido em quatro fases. Para facilitar na implementação do sistema, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) detalha as exigências de cada estágio.

Veja também
Seminário com autoridade em eSocial trata de segurança e saúde do trabalhador
Micros e pequenas empresas têm prazo prorrogado para o registro de dados no eSocial
eSocial vai facilitar transmissão de dados sobre FGTS
Informações prestadas no eSocial impactam na apuração de tributos
Entenda as diferenças entre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb

A fase 1 corresponde às informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e o envio de tabelas. Devem ser enviados ou preenchidos pelos eventos de código S-1000, S-1005, S-1010, S-1020, S1030, S-1035, S-1040, S-1050, S-1070, S-1080.

Na fase seguinte, as empresas enviam informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com elas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos. Os dados são relacionados aos eventos S-2190, S-2200, S-2205, S- 2206, S-2230, S-2250, S-2260, S-2298, S-2299, S-2300, S-2306, S-2399, S-2400, S-3000.

O envio das folhas de pagamento é feito na fase 3 e abrange os eventos S-1200, S-1202, S-1207, S-1210, S-1250, S-1260, S-1270, S-1280, S-1295, S-1298, S-1299, S-1300.

Na 4ª e última fase, os empregadores deverão enviar os dados de segurança e saúde do trabalhador (SST) por meio dos S-1060, S-1065, S-2210, S-2220, , S-2221, S-2240, S-2245.

 

14273_infografico_esocial