Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Gestão de pessoas reduz rotatividade e alinha funcionários às diretrizes da empresa

Atividade contribui para a manutenção de bons empregados e a execução do planejamento do negócio

Ajustar texto A+A-

Gestão de pessoas reduz rotatividade e alinha funcionários às diretrizes da empresa

Ações contribuem para reduzir a rotatividade nos pequenos e médios negócios
(Arte: TUTU)

Contar com uma equipe de funcionários qualificada e engajada é imprescindível para o bom funcionamento de qualquer empresa. Basta ver que as percepções dos clientes sobre o estabelecimento dependem bastante da forma que o atendimento é realizado, o que requer que a empresa providencie orientação e, em alguma medida, treinamento para cumprimento satisfatório das tarefas.

As pequenas e médias empresas que buscam aumentar o faturamento e a produtividade, portanto, não podem negligenciar a gestão de pessoas. Essa atividade, quando bem conduzida, contribui para elevar o desempenho do quadro funcional e reter bons empregados, além de melhorar a competitividade do estabelecimento.

Veja também:
Planejamento de vendas melhora a rentabilidade das empresas
Fluxo de caixa diário permite identificar déficits pontuais na gestão financeira
Acompanhar resultados de perto aumenta chances de sucesso da empresa
Gestão eficiente dos estoques aumenta lucratividade das empresas
Entenda como a relação com fornecedores pode ser vital para o seu negócio
Formação de preços eficiente potencializa crescimento das empresas

Por isso, é importante que pequenos negócios não limitem a relação com os trabalhadores à contratação e ao pagamento de salários. Selecionar de acordo com os objetivos da empresa, providenciar treinamentos e incentivar os funcionários são ações que integram a gestão do quadro funcional.

A empresa de produção de cimentos e derivados InterCement faz uso da gestão de pessoas para contratar empregados de acordo com suas diretrizes. “Além das especificações necessárias – como experiência anterior, formação e capacidades técnicas –, procuramos profissionais comprometidos com o negócio, resilientes, com vontade de aprender e que possam se adaptar rapidamente às mudanças de mercado”, comenta a coordenadora de desenvolvimento organizacional, Ayumi Haguihara.

Segundo ela, a empresa abre espaço para mudanças internas de postos de trabalho e atua como uma política de promoções de cargo, o que contribui para contar com profissionais que fazem carreira no negócio. Uma ação estratégica é aproximar os líderes da gestão de pessoas.

“As pessoas se movimentam de acordo com o ritmo e a direção mobilizados pelas lideranças. Dessa forma, como, quando e se atingiremos objetivos e metas dependem basicamente de como fluirá o conjunto de ações de gestão de pessoas promovidas por esses líderes. Então, entendemos que fomentar o diálogo e a reflexão constante na liderança é parte fundamental de qualquer processo estratégico e de mudança que a empresa se propõe a realizar”, explica Ayumi.

De acordo com a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), ações como as feitas pela InterCement contribuem para reduzir a rotatividade nos pequenos e médios negócios. Quando elevada, a rotatividade prejudica a fidelização de clientes e a execução de projetos em andamento.

De qualquer forma, ainda que não conte com um departamento de recursos humanos, é importante que os estabelecimentos tomem iniciativas – mesmo que fique sob a responsabilidade do empreendedor – de orientar, ensinar e saber escolher os funcionários. Em geral, para que o planejamento da empresa seja bem conduzido, os empregados precisam estar cientes e alinhados com os rumos do negócio.

Na prática de gestão de pessoas, é possível instruir vendedores sobre como realizar diferentes tipos de atendimentos, promover cursos, acompanhar a capacitação dos funcionários, impor metas factíveis, coordenar transições de lideranças, entre outras ações. Para saber como aplicar essa atividade de gestão empresarial em seu negócio, o empreendedor pode conferir material especial desenvolvido pela FecomercioSP aqui.

Fechar (X)