Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Com 17 andares, Sesc abre unidade na Avenida Paulista no dia 29 de abril

Entre as novidades, prédio conta com a primeira sala de pilates da instituição, aplicativo para distribuição de senhas das atividades e mirante aberto ao público

Ajustar texto A+A-

Com 17 andares, Sesc abre unidade na Avenida Paulista no dia 29 de abril

Fachada do Sesc Avenida Paulista; unidade deve receber 18 mil visitantes por semana
(Foto: Miguel Schincariol/Perspectiva)

Por Eduardo Vasconcelos

Endereço mais famoso de São Paulo, a Avenida Paulista ganha, a partir de 29 de abril, uma nova unidade do Sesc. Em 12 mil metros quadrados de área construída, o edifício de 17 pavimentos e dois subsolos, localizado no número 119 da avenida, volta a abrigar instalações da instituição após uma extensa reforma.

Com expectativa de receber 18 mil visitantes por semana, o Sesc Avenida Paulista conta com áreas de convivência, salas de exposição, espaço para crianças, laboratórios de tecnologia e artes, sala de ginástica multifuncional, comedoria e biblioteca com mais de 5 mil livros e periódicos.

Veja também
Ao lado do prefeito João Doria, Abram Szajman reinaugura a Praça 14 Bis
Sesc 24 de Maio recebe em média 12 mil visitantes por dia
Presidente da FecomercioSP inaugura unidade do Sesc em Birigui

No 17º andar, o visitante encontra o Café Terraço, com acesso ao mirante do prédio. Além disso, a unidade possui uma sala para prática de pilates, a primeira de toda a rede Sesc no Estado de São Paulo, e sete consultórios odontológicos de diversas especialidades.

sesc_paulista_portal_2
Área de convivência do Sesc Avenida Paulista; instalações passam por últimos ajustes antes da inauguração

“Tivemos de fazer uma intervenção bastante radical no edifício. O objetivo era transformar um prédio de escritório, típico da Avenida Paulista, em espaços para outras atividades, para cumprir a programação a que o Sesc se propõe a oferecer”, afirma o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda. “Estar na Avenida Paulista é especial”, completa.

Histórico
O prédio reformado já tinha abrigado outras unidades do Sesc. Em 1975, o edifício foi adquirido pelo Sesc e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), servindo de sede para as duas entidades.

Após a FecomercioSP transferir sua sede para o edifício atual – localizado na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 –, o Sesc manteve o prédio como sua sede administrativa até 2005, quando foi realocada para o bairro do Belenzinho. Nesse mesmo ano, o edifício passou a funcionar como unidade provisória. A reforma para adaptação dos 17 pavimentos teve início em 2010.

sesc_paulista_portal_3
Vista do mirante do Sesc Avenida Paulista

A remodelação do edifício adotou medidas de sustentabilidade, como ações de eficiência energética, teto e paredes verdes, mobilidade urbana, uso responsável da água e gestão de resíduos.

“Os desafios para readaptação do prédio foram grandes. A ideia principal foi utilizar materiais duráveis e de fácil manutenção, pois o edifício se caracteriza por atender muita gente em um pequeno espaço”, diz o arquiteto responsável pelo projeto, Gianfranco Vannuchi, do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos e Associados.

sesc_paulista_portal_4
Diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda: "Estar na Avenida Paulista é especial"

Aplicativo
Uma inovação da nova unidade será a integração da instalação a um aplicativo para dispositivos móveis. Além de reunir a programação da unidade, a ferramenta servirá para o visitante se inscrever nas atividades, uma vez que não haverá distribuição de senhas manuais. O aplicativo está disponível para os aparelhos que utilizam o sistema Android – a versão para iOS será disponibilizada em breve. O download pode ser feito pela página da própria ferramenta.

Com 258 funcionários, a unidade funcionará de terça-feira a domingo. A programação inaugural pode ser conferida no site do Sesc.

Fechar (X)