Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Saiba como funciona o descarte adequado de pilhas e baterias portáteis

Série sobre Logística Reversa explica como garantir um futuro sustentável por meio do correto descarte de pilhas e baterias portáteis

Ajustar texto A+A-

Saiba como funciona o descarte adequado de pilhas e baterias portáteis
As pilhas e baterias portáteis representam um sério problema ambiental. São produzidas a cada ano no País cerca de 800 milhões de pilhas secas e alcalinas, segundo a Abinee. Entenda como a LR é uma solução crucial. (Arte: TUTU)

O progresso tecnológico no mundo todo tem cobrando o seu preço. De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a geração mundial de resíduos eletrônicos está aumentando cinco vezes mais rápido do que a reciclagem de e-lixo documentada em nível global. E o cenário tende a piorar se medidas não forem tomadas.

O Brasil, exatamente por ser, hoje, a sexta nação mais populosa do mundo, está entre os maiores produtores de lixo eletrônico das Américas, à frente de Canadá e México. O País ocupa o quinto lugar no ranking de maior produtor de e-lixo no mundo, com 2,1 mil toneladas de eletrônicos descartados anualmente. No entanto, a reciclagem equivale apenas a 3% do total desprezado.

Consideradas um tipo de resíduo eletrônico, as pilhas e baterias portáteis representam um sério problema ambiental. São produzidas a cada ano no País cerca de 800 milhões de pilhas secas (zinco-carbono) e alcalinas, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Com tempo de vida curto ou moderado, dependendo da aplicação das pilhas e baterias portáteis, é possível imaginar a grande quantidade de produtos pós-consumo descartados todos os anos. Quando jogadas no lixo comum ou na coleta seletiva normal, geram um risco para a natureza e para a saúde humana, já que os seus componentes podem contaminar o meio ambiente.

Logística Reversa em ação

A Logística Reversa (LR) surge como uma solução crucial nesse processo, permitindo a coleta e o encaminhamento adequado desses resíduos para a reciclagem ou a disposição final, minimizando os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública.

Primeiro, esse sistema viabiliza a coleta sistemática desses resíduos em pontos estratégicos, como supermercados, lojas de eletrônicos e postos de reciclagem. Depois, permite o encaminhamento seguro desses itens às instalações de reciclagem especializadas, nos quais podem ser tratados de forma adequada, recuperando os materiais valiosos e minimizando os impactos ambientais negativos.

A fim de cumprir o seu compromisso com a sustentabilidade, estimular as boas práticas e promover o equilíbrio dos pilares social, econômico e ambiental, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) inaugurou, na última semana, uma série de reportagens especiais focalizando os Sistemas de Logística Reversa (SLRs), em colaboração com outras entidades, instituições e representantes do setor. 

A série compreende seis matérias abordando a reciclagem de óleo de cozinha usado, baterias automotivas, equipamentos eletrônicos, lâmpadas e pilhas e baterias portáteis, bem como embalagens em geral. 

Boas práticas

É importante destacar que todo comércio que vende pilhas e baterias portáteis deve ser ponto de recebimento. Para isso, não há custo, basta aderir ao SLR por meio da plataforma da FecomercioSP.

A adesão é totalmente digital e gratuita, e o comerciante ainda tem acesso aos materiais orientativos sobre como confeccionar o próprio coletor e onde descartar os materiais recebidos.

Se a sua empresa trabalha com esse tipo de material, participe e evite ser autuado em caso de fiscalização! Além de evitar multas para o seu negócio, você pode atrair e fidelizar os clientes com os SLRs apoiados pela Federação.

Iniciativas e parcerias

Diversas empresas e organizações têm se engajado na promoção da LR para pilhas e baterias portáteis. As parcerias são fundamentais para estabelecer sistemas eficientes de coleta e reciclagem desses resíduos. 

Também é importante realizar medidas de conscientização dos consumidores sobre a necessidade do descarte adequado e sobre os locais de coleta disponíveis. Vale ressaltar que os clientes são essenciais para a eficácia dos SLRs, uma vez que responsáveis pela destinação ambientalmente adequada de seus resíduos.

Para se ter uma ideia, no Brasil inteiro, há cerca de 9 mil pontos de coleta só de pilhas e baterias. É possível encontrar o endereço mais próximo da sua casa ou empresa usando este localizador

Se o descarte for de eletrodomésticos, a localização também pode ser feita pelo site da Green Eletron, um dos parceiros da FecomercioSP nessa empreitada.

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a LR emerge como uma ferramenta essencial para lidar com o desafio do descarte de pilhas e baterias portáteis. Ao se promover a coleta e o tratamento adequado desses resíduos, o sistema não apenas protege o meio ambiente e a saúde pública, como também contribui para a economia circular, na qual os recursos são utilizados de forma mais eficiente e sustentável. 

É fundamental que as empresas e os consumidores continuem a colaborar e investir nesse importante aspecto da gestão de resíduos, garantindo um futuro mais limpo e saudável para todos.

Para mais informações sobre as iniciativas da FecomercioSP nos SLRs e seus parceiros, acesse aqui.

 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)