Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Senac São Miguel Paulista sedia exposição UM BRASIL em charges

Maior unidade do Senac no Estado de São Paulo apresenta o trabalho dos quatro cartunistas do UM BRASIL entre fevereiro e março

Ajustar texto A+A-

Senac São Miguel Paulista sedia exposição UM BRASIL em charges

Serão exibidas 37 imagens produzidas entre 2016 e 2018 com base em diferentes entrevistas e debates realizados pelo canal
(Arte: TUTU)

O Senac São Miguel Paulista, no extremo leste da capital, recebe a partir do dia 5 de fevereiro a exposição UM BRASIL em charges. Serão exibidas 37 imagens produzidas entre 2016 e 2018 com base em diferentes entrevistas e debates realizados pelo canal sobre política, economia e questões sociais do País. As obras ficarão expostas no hall central da maior unidade da instituição do Estado de São Paulo até o dia 30 de março, de segunda à sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 14h. A entrada é gratuita.

O material retrata de forma crítica e bem-humorada as complexidades de um país como o Brasil e mostra o olhar dos entrevistados sobre temas polêmicos como as reformas que precisam ser feitas para o crescimento econômico e a discussão sobre a necessidade do tamanho do Estado. Além dos desenhos, foram selecionados trechos de entrevistas marcantes para exibição no espaço.

As charges foram elaboradas pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Jean Galvão e o mais novo integrante do time do UM BRASIL, Alberto Benett. Com experiências em veículos de grande porte nacionais e internacionais, eles traduzem para o papel o conteúdo debatido nos encontros com os mais variados especialistas dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. Entre os convidados estão o filósofo Luiz Felipe Pondé, o navegador Amyr Klink, a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon, o cientista político Sérgio Fausto, a economista Zeina Latif, entre outros.

A exposição passou pelo prédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entre 2017 e 2018, ocasião em que os chargistas gravaram um debate sobre o processo de criação das ilustrações. No segundo semestre do ano passado, as imagens marcaram presença no 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no interior paulista.

Após essas apresentações, uma nova seleção de charges foi feita pela curadoria do UM BRASIL para tonar a exposição no Senac mais atual. Ainda neste ano, o material será levado para outras unidades da instituição com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o Brasil.

Serviço:
Exposição UM BRASIL em charges no Senac São Miguel Paulista
Endereço: Avenida Marechal Tito, 1.500 – São Miguel Paulista, São Paulo/SP
Data: de 5 de fevereiro a 30 de março
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 14h

Fechar (X)