Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon-SP)

Codecon-SP busca novo convênio com a Alesp para retomar diálogo propositivo

Protocolo de intenções pretende restabelecer cooperação técnica para aprimorar sistema tributário e desempenho legislativo

Ajustar texto: A+A-

Codecon-SP busca novo convênio com a Alesp para retomar diálogo propositivo

Manifesto de intenções será entregue ao próximo presidente da Alesp
(Arte/Tutu) 

Por Filipe Lopes

Cumprindo o seu papel como elo harmonioso entre os contribuintes e o Fisco, o Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon-SP) prepara novo protocolo de intenções com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para cooperação técnica, sugestões de melhorias do ambiente tributário estadual e de outros temas de interesse público. O assunto foi debatido durante a reunião do Codecon-SP, na última quinta-feira (25), que contou com a participação de conselheiros, convidados e do deputado estadual Ricardo Mellão.

A carta de intenções, que deve ser apresentada ao novo presidente eleito da Alesp em março, será uma reedição do convênio firmado entre o Codecon-SP e a assembleia, em 2005, quando o então presidente da Casa, o deputado Rodrigo Garcia – atual vice-governador de São Paulo –, assinou o documento ao lado do presidente do Conselho, Márcio Olívio Fernandes da Costa.

Veja também
“Precisamos unir forças para revogar o aumento do ICMS em São Paulo”, afirma deputado Ricardo Mellão
Empresários pedem revogação do aumento do ICMS
FecomercioSP apoia revogação de artigo que permite aumento do ICMS

Na ocasião, Garcia, autor do projeto que instituiu o Código Estadual de Defesa do Contribuinte (LC 939/2003), afirmou que as entidades que compõem o Codecon-SP o capacita para ser um órgão colaborador do Poder Legislativo paulista.

Segundo Costa, “hoje esse diálogo se arrefeceu e o Conselho só tem conhecimento das ações por meio do Diário Oficial, quando as ações são publicadas”. Para o presidente do Codecon-SP, a retomada do diálogo é fundamental para o aprimoramento do sistema tributário paulista e para a melhoria do ambiente de negócios no País.

Sinalização favorável

No início de fevereiro, representantes do Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da FecomercioSP se reuniram, por videoconferência, com o deputado Carlos Eduardo Pignatari (PSDB-SP), líder do governo na Alesp e forte candidato à presidência da Casa. Na ocasião, Pignatari manifestou apoio aos pleitos da Entidade e acenou com a possibilidade de parcelamento do ICMS.

O deputado também se comprometeu a assinar um termo de cooperação com a Federação para estreitar o diálogo entre as partes. “Também sou empresário e entendo perfeitamente as necessidades do setor. Vou intensificar o diálogo com a Sefaz-SP [Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo] para alcançarmos as pautas da FecomercioSP”, afirmou Pignatari na ocasião.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

Fechar (X)