Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

16/06/2020

E-book orienta micros, pequenos e médios empreendedores a obter crédito com o BNDES

Publicação digital detalha como ter uma solicitação de empréstimo aprovada por meio de instituições parceiras do banco público

Ajustar texto: A+A-

E-book orienta micros, pequenos e médios empreendedores a obter crédito com o BNDES

E-book destaca as linhas de crédito do BNDES direcionadas aos pequenos negócios
(Arte/Tutu)

O acesso a crédito tem sido uma das maiores dificuldades das empresas durante a pandemia de coronavírus. Apesar das linhas emergenciais disponibilizadas pelos governos federal e estadual e da queda da taxa de juros para o patamar mais baixo da história, as negociações de empréstimos não estão sendo nada fáceis em função das incertezas geradas pela crise econômica.

Uma alternativa que se destaca nesse momento é o crédito disponibilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Embora mais conhecido por financiar grandes obras, o banco público possui produtos voltados exclusivamente às Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Prova disso é que, em 2019, 95% das operações e 48% do crédito do banco público foram direcionados aos pequenos negócios.

Confira mais e-books sobre o enfrentamento da pandemia
E-book traz esclarecimentos sobre as medidas de flexibilização trabalhista editadas na pandemia
Fique por dentro das medidas sanitárias necessárias para a reabertura das empresas
Reduza os danos da crise de coronavírus com uma gestão de custos eficiente
Entenda como fica o pagamento dos impostos durante a pandemia de coronavírus
Saiba como gerir os negócios e contrair empréstimos para atenuar a crise causada pelo coronavírus
Saiba adotar o home office em sua empresa para contornar a pandemia do novo coronavírus

Enquanto parte dos pequenos empreendedores nem ao menos sabem dos empréstimos oferecidos pelo banco, não é incomum aqueles que tentam acessar os recursos se depararem com dificuldades impostas pelas instituições intermediárias – a maior parte das operações do BNDES é realizada por parceiros, como bancos privados, fintechs e cooperativas. Dessa forma, é importante que o empreendedor saiba quais produtos o banco público oferece por meio de terceiros.

Para que a solicitação não seja negada, resultando em frustração, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um e-book que orienta como micros, pequenos e médios empreendedores podem obter um empréstimo como o BNDES. A publicação digital também detalha os produtos oferecidos exclusivamente aos pequenos negócios, assim como quais documentos são necessários para acessá-los. Confira o material clicando aqui.