Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Empresa com uma gestão de custos eficiente consegue competir com preços mais atrativos

O acompanhamento constante dos gastos facilita a identificação de desperdícios de recursos em áreas da empresa

Ajustar texto A+A-

Empresa com uma gestão de custos eficiente consegue competir com preços mais atrativos

Gestão de custos auxilia a precificar ofertas e a controlar a rentabilidade da empresa
(Arte/Tutu)

Não é segredo para ninguém que é interesse do consumidor pagar o menor preço que puder na aquisição de bens e serviços de qualidade. Quando o orçamento familiar fica apertado, geralmente em situações de crise ou de fraco desempenho econômico, o fator preço se torna ainda mais determinante nas decisões de compra. Para não perder vendas, a gestão de custos, se bem aplicada, possibilita que a empresa ofereça produtos e serviços aos seus clientes a preços mais atrativos.

Vale ressaltar, porém, que essa gestão não se restringe apenas à avaliação do custo de aquisição de mercadorias, pois deve englobar toda a estrutura de custos do negócio, sejam os fixos, que independem das vendas e da produção – como o aluguel do estabelecimento, serviços de limpeza e segurança, água e luz – e os que variam conforme os volumes vendidos e fabricados – insumos, matérias-primas, horas-extras e comissões.

Veja também
Saiba como controlar o endividamento e reduzir os riscos para a sua empresa
Planejamento de vendas melhora a rentabilidade das empresas
Nichos de mercado: inove e faça a diferença para o consumidor
Gestão de pessoas reduz rotatividade e alinha funcionários às diretrizes da empresa
Formação de preços eficiente potencializa crescimento das empresas
Entenda como a relação com fornecedores pode ser vital para o seu negócio
Gestão eficiente dos estoques aumenta lucratividade das empresas
Acompanhar resultados de perto aumenta chances de sucesso da empresa
Fluxo de caixa diário permite identificar déficits pontuais na gestão financeira

Para começar a gerenciar os custos, o empreendedor deve registrar em uma planilha todas as despesas administrativas, comerciais e financeiras de forma segmentada. Essa prática permite identificar atividades ou setores em que pode haver um corte de custos.

De acordo com a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), além de fornecer subsídios para a tomada de decisão, o gerenciamento de custos produz informações que podem ser utilizadas no estabelecimento de metas, na precificação de produtos e no controle da rentabilidade da empresa. E se houver a necessidade de cortar despesas, a dica mais importante é que ela não pode afetar negativamente a operação e a qualidade do atendimento ao cliente, o que comprometeria significativamente o faturamento do negócio.

Algumas medidas simples de redução de custos envolvem a troca de lâmpadas e equipamentos de iluminação, a instalação de redutores de vazão de água, a adoção do regime tributário adequado ao porte do negócio, o acompanhamento contínuo do fluxo de caixa, a renegociação de dívidas e o gerenciamento dos estoques.

Para saber mais como gerenciar os custos da empresa, bem como acessar um modelo de planilha de despesas fixas e variáveis, o empreendedor pode conferir um conteúdo especial sobre o assunto desenvolvido pela FecomercioSP.

Fechar (X)