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Sustentabilidade

06/03/2017

Projeto de logística reversa coletou 5 toneladas de eletroeletrônicos

O Descarte ON foi uma iniciativa inédita em São Paulo e contou com o apoio da FecomercioSP

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Projeto de logística reversa coletou 5 toneladas de eletroeletrônicos

Projeto teve duas frentes de ação: ponto coletores para receber eletroeletrônicos de pequeno e médio portes, e a coleta residencial, para a logística reversa de produtos pós-consumo de grande porte
(Arte TUTU)

Por Deisy de Assis

Realizado a partir de uma parceria entre os governos brasileiro e japonês, com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o projeto Descarte ON resultou na coleta de aproximadamente cinco toneladas de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE). Esse montante foi possível a partir do recebimento de 3.800 mil itens de eletroeletrônicos pós-consumo entre abril e dezembro de 2016.

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A experiência foi inédita em São Paulo e contou com a participação de dez lojas da região da Lapa (Capital), além de associações e empresas de reciclagem. A união foi para viabilizar a logística reversa de REEE. O trabalho incluiu ainda a conscientização da população sobre a necessidade da destinação correta de produtos pós-consumo, bem como a realização de pesquisas de comportamento e conhecimentos sobre o assunto.

Pontos coletores

O Descarte ON teve início com a instalação de caixas coletoras identificadas em lojas. Dez estabelecimentos parceiros passaram a receber eletroeletrônicos de pequeno e médio portes (até 50 x 60 x 75 centímetros), como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, laptops e celulares. Ao longo de oito meses, foram entregues 3.781 itens nos pontos de coleta, totalizando 4.050 quilogramas.

Dos consumidores que participaram deixando REEE em seis lojas nas quais foram feitas pesquisas, 71% disseram que acreditavam que seria feita a reciclagem dos itens de forma adequada e 45% afirmaram considerar o projeto bom.

Entre os que souberam da ação ao visitar o site do Descarte ON e os eventos Tendal da Lapa e Festival do Japão, 64% responderam “sim” quando questionados se sabiam da necessidade de tratamento adequado dos resíduos. 

Coleta na sua Casa 

Em junho, outro formato foi adotado para contemplar os eletroeletrônicos de grande porte, como televisão, geladeira/freezer, fogão, máquina de lavar/secadora e ar-condicionado. Surgiu o Coleta na sua Casa, do qual puderam participar os consumidores da cidade de São Paulo que adquiriram eletroeletrônicos novos nas lojas parceiras do projeto. No ato da compra, o cliente era orientado sobre a importância da logística reversa do produto antigo e que, com o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 10, era possível o agendamento da retirada do aparelho em domicílio. 

Aplicado em oito lojas, o Coleta na sua Casa foi concluído com a retirada de 19 unidades em residências, que somaram 873 quilogramas. “Essa quantidade seria ainda maior se as pessoas não tivessem manifestado a intenção de doar ou repassar os produtos usados”, comenta a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Cortez, referindo-se ao comportamento identificado entre os consumidores durante as pesquisas.

Entre os clientes que observavam os produtos na área de vendas de eletrodomésticos de grande porte das lojas participantes (independente de terem adquirido ou não o produto), o levantamento apontou que 35% tinham a intenção de descartar o produto antigo. Dentre os demais 65% que não queriam fazer o descarte, 43% justificaram que doariam o item e, 22%, afirmaram que iriam repassar o aparelho para um conhecido.

“Isso mostra que, quando for firmado o acordo setorial para a logística reversa de REEE em todo o Brasil, é preciso que haja um sistema que permita que a informação sobre a necessidade da reciclagem de eletroeletrônicos pós-consumo alcance também as pessoas ou instituições que receberem esse produto como doação ou repasse”, frisa Cristiane. 

Quanto à participação da coleta em residências mediante a taxa de R$ 10, não houve rejeição: 90% dos entrevistados com intenção de descartar disseram que gostariam de participar. 

Iniciativa é modelo 

A metodologia e as informações obtidas servirão para a criação do futuro sistema de logística reversa de REEE no Brasil. Foi observado que em um país com ampla extensão territorial, como é o caso do Brasil, o armazenamento temporário dos itens antes do transporte à recicladora é um eficiente mecanismo. 

“Ficou claro também que a participação do comércio é importantíssima, uma vez que é o setor que faz a interface direta com o consumidor”, diz Cristiane. 

As respostas às perguntas feitas à população permitem ainda constatar a necessidade de promover a conscientização de forma mais incisiva e ampla sobre o tratamento adequado dos resíduos eletroeletrônicos. O Brasil precisará de estudos para criar mecanismos que contemplem a disseminação desta prática. 

Parcerias 

A iniciativa envolveu a ação do Japan International Cooperation Agency (JICA), órgão do governo japonês responsável por implementar ações de apoio ao crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento. A participação brasileira no projeto se deu por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); do Ministério do Meio Ambiente (MMA); da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); e da Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Serviços e a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). 

A FecomercioSP apoiou a iniciativa, ao lado de entidades como a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), bem, como do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). 

Os estabelecimentos comerciais participantes foram Casas Bahia, Extra, Extra Hiper, Lojas Americanas, Pernambucanas, Ponto Frio e Walmart.

Prêmio FecomercioSP de Sustentabilidade

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que acontecerá em março 2018.

A nova edição tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda mundial adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 169 metas a serem atingidas pela humanidade até o ano de 2030. Essas medidas envolvem ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, entre outras.

Serão reconhecidos projetos com foco nos princípios da sustentabilidade. As categorias contempladas são: empresa; indústria; órgão público; academia; reportagem jornalística; e entidades empresariais.

Os finalistas serão anunciados em fevereiro de 2018. Os vencedores receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$ 15 mil, e troféu. Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares também serão reconhecidos. Clique aqui (inserir link para o site do prêmio) e saiba mais.

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Projeto de logística reversa coleta eletroeletrônicos em residências
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Destinação adequada de resíduos em supermercados catarinenses chega a 97%
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FecomercioSP lança 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
https://www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-lanca-6o-premio-fecomercio-de-sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU englobam 169 metas mundiais
https://www.fecomercio.com.br/noticia/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu-englobam-169-metas-mundiais