Editorial

02/08/2019

UM BRASIL em charges estreia na Universidade São Judas

Exposição aberta ao público fica na unidade Butantã entre os dias 12 de agosto e 3 de outubro

UM BRASIL em charges estreia na Universidade São Judas

Imagens elaboradas pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Jean Galvão e Alberto Benett retratam de forma crítica e bem-humorada o conteúdo das gravações
(Arte: TUTU)

A plataforma UM BRASIL iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), segue levando os diferentes pontos de opinião captados por meio das entrevistas do canal para onde o público está. Por isso, a exposição UM BRASIL em charges segue em agosto para a Universidade São Judas, campus Butantã, na zona oeste da capital paulista.

O espaço – o 5º a sediar a exposição desde 2017 – recebe entre os dias 12 deste mês e 3 de outubro, 37 imagens produzidas entre 2016 e 2018 com base em diferentes encontros realizados pela plataforma sobre política, economia e questões sociais do País. Os interessados poderão conferir as charges de segunda a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 13h.

exposicao_um_brasil_045Material traduz das telas para o papel as observações de diferentes entrevistados da plataforma
(Foto: Rubens Chiri)

O contato com a geração jovem feito por meio da exposição reforça o objetivo do canal e da FecomercioSP que se preocupam em levar para o ambiente escolar as reflexões e inquietações de várias pessoas que pensam o Brasil sob todos os seus aspectos. As conversas, debates e documentários vão à fundo nos gargalos que impedem o País de engrenar na rota do crescimento.

As imagens elaboradas pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Jean Galvão e Alberto Benett retratam de forma crítica e bem-humorada o conteúdo das gravações. Esse material traduz das telas para o papel as observações do filósofo Luiz Felipe Pondé, do navegador Amyr Klink, da escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon, do cientista político Sérgio Fausto e da economista Zeina Latif, entre tantos outros. Os visitantes da exposição na Universidade São Judas terão acesso a trechos de gravações marcantes no local.

As charges já passaram pela Uninove, campus Vergueiro, na Liberdade; pelo prédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), ocasião em que os chargistas gravaram um debate sobre o processo de criação das ilustrações, pelo 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no interior paulista, e pelo Senac São Miguel Paulista, no extremo leste da capital.

Serviço:
Exposição “UM BRASIL em charges” na Universidade São Judas
Endereço: Avenida Vital Brasil, 1000 - Butantã, São Paulo/SP
Data: de 12 de agosto e 3 de outubro
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 13h.