Imprensa
26/02/2014Aumento de 0,25 p.p. na Selic foi positivo, avalia FecomercioSP
Para a Federação, o Copom deve, ainda, elevar os juros até 11,25%
O aumento de 0,25 p.p. na taxa básica de juros (Selic) para 10,75% ao ano foi avaliado como positivo pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A entidade acredita, no entanto, que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), siga elevando os juros para conter a escalada inflacionária.
Para a FecomercioSP, a manutenção da Selic em níveis relativamente baixos para os patamares de inflação até o fim de 2012 indicaram que o BC acreditava em uma suposta busca de austeridade fiscal por parte do governo. Como o cenário foi o contrário, a demanda agregada subiu mais do que o previsto, impactando na inflação pressionada.
Apesar de o governo federal manifestar disposição em elevar o superávit primário, a FecomercioSP vê como remota a possibilidade de o Copom não elevar a Selic para 11,25%, estando o BC mais receoso no que se refere ao auxílio governamental para o combate à inflação no Brasil.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/aumento-de-0-25-p-p-na-selic-foi-positivo-avalia-fecomerciosp