Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sobre

Nossa História

Há mais de 80 anos, uma entidade moderna

Em 1938, quando os comerciantes paulistas substituíam a mercadoria vendida a granel por produtos embalados e a tradicional caderneta pelo cheque e pelo crediário, foi fundada a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, atual Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Seu objetivo era representar os interesses das empresas do setor e contribuir para a sua modernização constante. Ao longo de sua existência, a FecomercioSP desenvolveu uma atuação voltada para promover o crescimento econômico do Brasil.

Garantiu conquistas sociais por meio de um permanente diálogo construtivo entre capital e trabalho. Defende o mercado interno, a livre iniciativa, a desestatização e o tratamento diferenciado para as pequenas e microempresas.

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do PIB brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Nosso Compromisso

Além do crescimento, o desenvolvimento

A FecomercioSP entende que a construção de uma sociedade mais justa e de uma economia ambientalmente sustentável não é tarefa apenas de governos. Por isso, conclama os empresários brasileiros de todos os portes e setores a assumirem suas responsabilidades ambientais e sociais, para que o Brasil possa encontrar o rumo de um crescimento econômico que corresponda às suas necessidades e potencialidades.

A FecomercioSP adverte, porém: o Brasil precisa crescer, mas não a qualquer custo. Precisa crescer mantendo e ampliando as conquistas democráticas. Precisa crescer sem inflação e com distribuição de renda. Precisa crescer, sobretudo, incorporando a dimensão da sustentabilidade socioambiental à sua cultura de desenvolvimento, transformando-se numa potência ecológica fundamentada no respeito aos recursos naturais e aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.

anos70

  • Primeira entidade empresarial a se posicionar, em plena ditadura militar, em defesa da pequena e média empresa, contra o poder econômico das multinacionais e das empresas estatais, contra os monopólios e a favor da desestatização da economia.
  • Pioneira na pesquisa da conjuntura econômica no País. Fornecia para o anuário estatístico do IBGE dados sobre vendas, folha de pagamento, nível de emprego e salários no setor de comércio e serviços.
  • Seus estudos sobre a corrosão inflacionária levaram a mudanças na periodicidade do reajuste salarial (de anual para semestral) e na correção da tabela de desconto do Imposto de Renda na fonte.

anos80

  • Antes, durante e depois do Plano Cruzado e demais planos econômicos, posicionou-se sempre contra o congelamento de preços e a favor da desindexação gradual, mas total, da economia.
  • Integrante do Pacto Social durante o Governo Sarney, quando dialogou com os sindicatos dos trabalhadores sobre condições para conter a inflação e aumentar a produção.
  • Contra reservas de mercado como a que havia no setor de informática e a favor da abertura do mercado interno brasileiro para os produtos importados.

anos90

  • Liderou a campanha empresarial que culminou na criação de um regime tributário diferenciado para as pequenas e microempresas (Lei do Simples).
  • Participante ativa da elaboração e implantação do Código de Defesa do Consumidor

anos00

  • Organizadora dos Seminários Simplificando o Brasil e Inserindo o Brasil no Mundo, a favor das reformas estruturais do Estado brasileiro.
  • Patrocinadora da campanha que resultou no fim da CPMF, o imposto sobre o cheque.
  • Ajudou a fundar e preside o Codecon - Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte, que atua na aplicação do Código de Defesa do Contribuinte do Estado de São Paulo.

Missão e Valores

  • Missão

     

    Representar e promover o desenvolvimento pleno e sustentável dos setores de comércio de bens, serviços e turismo do Estado de São Paulo, assegurando as melhores condições em busca de resultados positivos para os setores e para a sociedade em geral.

  • Visão

     

    Consolidar-se como um modelo
    efetivo de apoio e direcionamento dos setores representados.

  • Valores

     

    Guia
    Modernidade
    Credibilidade
    Criatividade

Conselhos

  • Conselho de Emprego e Relações do Trabalho

     

    Tem foco no desenvolvimento de estratégias para a redução de encargos trabalhistas. Busca garantias de direitos compatíveis com a economia, a criação de um marco legal seguro e o incentivo de novas formas de empregar. Intermedeia o diálogo entre empresas, trabalhadores e Poder Público.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

     conselheiro-fecomerciosp-jose-pastore

    Presidente: José Pastore 

    Doutor honoris causa em Ciência e Ph.D. em Sociologia. É professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração (ambas da USP). 

     

  • Conselho de Assuntos Tributários

     

    Debate questões tributárias que possam interferir no cotidiano das empresas, além de analisar propostas apresentadas em prol do setor produtivo. De estudos e análises, surgem sugestões de ações a serem encaminhadas à presidência da FecomercioSP.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    conselheiro-fecomerciosp-marcio-olivio-fernandes-da-costa

    Presidente: Márcio Olívio F. Costa

    Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com especialização pela Escola Superior de Administração de Negócios. Diretor-geral da Comercial Distribuidora Automotiva e diretor da Núcleo Consultoria e Negócios. Presidente do SICOPNEUS. Na FecomercioSP, é um dos vice-presidentes e é presidente do Conselho de Assuntos Tributários. Diretor da CNC e conselheiro do Senac-SP.

     

  • Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon)

     

    É um órgão público criado pelo governo estadual (Lei Complementar nº 939/2003) para a defesa e o recebimento de queixas de contribuintes do Fisco do Estado. É composto por representantes do Poder Público, da FecomercioSP e de outras entidades.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    conselheiro-fecomerciosp-marcio-olivio-fernandes-da-costa

    Presidente: Márcio O. F. Costa 

    Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com especialização pela Escola Superior de Administração de Negócios. Diretor-geral da Comercial Distribuidora Automotiva e diretor da Núcleo Consultoria e Negócios. Presidente do SICOPNEUS. Na FecomercioSP, é um dos vice-presidentes e é presidente do Conselho de Assuntos Tributários. Diretor da CNC e conselheiro do Senac-SP.

     

  • Conselho Superior de Direito

     

    Busca segurança jurídica na atividade econômica, respeito à democracia, aproximação com órgãos do governo e equilíbrio entre os Poderes e as regras para as relações entre as empresas e o Estado. Atua em debates para leis modernas e eficazes.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    conselheiro-fecomerciosp-ives-gandra

    Presidente: Ives Gandra Martins 

    Especialista em Direito Tributário e Ciência das Finanças e doutor em Direito. É perito (avaliador de cenários estratégicos), conferencista da Escola Superior de Guerra e permanente da Adesg-SP, membro do Conselho Consultivo do Ibmec Law e membro do Conselho Técnico da CNC. Também é professor emérito da Universidade Mackenzie e professor da ECEME.

     

  • Conselho do Comércio Varejista

     

    Formado por sindicatos do comércio varejista do Estado, debate temas de impacto para as empresas e analisa políticas (estruturais e conjunturais) que influenciam a economia. Busca o aperfeiçoamento do setor, da atuação sindical e de leis.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    Presidente: Paulo Roberto Gullo 

    Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região.

    1° Vice-presidente: Reinaldo Pedro Correa - presidente do Sincomavi

     

     

  • Conselho do Comércio Atacadista

     

    Oferece serviços ao varejista e busca a redução de custos de operacionalização – com mais competitividade – e do número de transações comerciais (indústria/varejo). Sua atuação é positiva ao consumidor, por favorecer a formação de preços.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    cca_231x144

    Presidente: Vicente Amato Sobrinho

    Professor e administrador, preside o Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Papelaria e Materiais de Escritório do Estado de São Paulo (SINAPEL). É diretor efetivo da FecomercioSP e conselheiro do Serviço Social do Comércio (Sesc).

    Vice-Presidente: Roberto Carlos da Silva

     

     

     

  • Conselho de Serviços

     

    Sua proposta é ser um órgão de estudos da Entidade. Constituído por representantes de sindicatos e empresários do setor de serviços, aprofunda análises das questões que afetam direta ou indiretamente o segmento, além de debater e sugerir medidas para o aperfeiçoamento do setor.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    conselho_de_servicos_231x144

    Presidente: Artur Renato Brito de Almeida

    Presidente do Sindicato das Empresas de Refeição Convênio do Estado de São Paulo. Diretor da FecomercioSP, representante da FecomercioSP na Câmara Brasileira de Serviços da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e membro do Conselho Regional do Senac-SP.

    Vice-Presidente: Luis Cesar Bigonha

     

     

  • Conselho de Turismo

     

    Auxilia as esferas públicas e privadas na efetivação de ações pelo desenvolvimento das empresas do setor de turismo em São Paulo e no Brasil, apresentando abordagens inovadoras com vistas ao maior reconhecimento das expressões econômica e social da atividade.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    mariana_aldrigui_229x144_ultima_atualizacao

    Presidente: Mariana Aldrigui

    Professora na área de turismo na USP, onde também obteve seus títulos de bacharel em Turismo, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Geografia Humana, com atuação destacada na área de políticas públicas de turismo, turismo em cidades globais e educação para o turismo.

     

     

  • Conselho de Relações Internacionais

     

    Apoia as empresas que atuam com comércio exterior, buscando a padronização e a redução da burocracia nos processos de importação e exportação para incrementar o desenvolvimento econômico brasileiro.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

     rubens_medrano

    Presidente: Rubens Torres Medrano

    Vice-presidente da FecomercioSP e do Cecomercio. Atua como Conselheiro Titular Nacional do SESC, Diretor Suplente da CNC e Coordenador da CBCEX, da CNC. É presidente do Conselho Arbitral da FecomercioSP, presidente do Sincoquim e da Associquim. É ex-presidente do International Chemical Trade Associations (ICTA).

     

  • Conselho de Sustentabilidade

     

    Promove o desenvolvimento sustentável dos setores de comércio, serviços e turismo, de modo a estimular, na atuação empresarial, o equilíbrio dos pilares social, econômico e ambiental.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    conselheiro-fecomerciosp-jose-goldemberg

    Presidente: José Goldemberg

    Doutor em Ciências Físicas, foi reitor da USP e presidiu a SBPC e a CESP. No governo federal, foi secretário de Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e ministro da Educação. No governo estadual, secretariou para Meio Ambiente. Recebeu os prêmios Blue Planet Prize, da Asahi Glass Foundation e Trieste Science Prize.

     

  • Conselho de Comércio Eletrônico

     

    Promove o desenvolvimento sustentável do comércio eletrônico e a melhoria do ambiente de negócios na era digital. O Conselho de Comércio Eletrônico congrega 28 empresas que representam mais de 80% do faturamento do mercado de comércio de bens e serviços online brasileiro.

    Atuação & Advocacies: 

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

     vitor_magnani_231x144

    Coordenador-executivo: Vitor Magnani
    Head of Public Affairs da Loggi, presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e coordenador do Curso de Relações Institucionais e Governamentais em Ecossistemas de Inovação da FIA/APEX - Estratégia de Internacionalização.

     

     

     

  • Conselho de Economia Empresarial e Política

     

    Centro de estudos e análise dos interesses empresariais, principalmente dos setores de comércio e serviços, à luz das conjunturas econômica e política atuais. Tem o objetivo de municiar os associados da FecomercioSP de dados, pesquisas e embasamentos técnicos que possam garantir o entendimento e o enfrentamento do cenário atual, subsidiando iniciativas e pleitos empresariais.

    Atuação & Advocacies:

    Conheça as ações desenvolvidas em 2020 no âmbito do Conselho.

    presidentes.[1]

    Presidentes

    Paulo Delgado. É sociólogo, pós-graduado em Ciências Políticas. É Professor Universitário e foi deputado federal por seis mandatos a partir da Constituinte iniciada em 1987

    Antônio Lanzana. É mestre em doutor em economia pela USP, professor e consultor empresarial.

     

     

Valores Financeiros

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista
01313-020 - São Paulo - SP
CNPJ/MF 62.658.182/0001-40 - Inscrição Estadual Isenta - CCM 1.235.666-2

Síntese dos Principais Valores Financeiros da FECOMERCIOSP
Valores em R$ 1.000

Discriminação Posição em 31/12/2018 Posição em 31/12/2019 Acumulado Janeiro a agosto de 2020
ATIVO
Valores da Disponibilidades 582.793 675.300 715.244
Valores a Receber 10.338 11.338 10.130
Valores Imobilizado 148.527 138.946 305.656
Total do ATIVO 741.658 825.584 1.031.030
 
PASSIVO
Valores das Obrigações 3.814 2.356 2.430
Valor do Patimônio Líquido 737.844 823.228 1.028.600
Total do PASSIVO 741.658 825.584 1.031.030
 
Receitas
Receitas Totais 147.255 158.352 75.667
Despesas
Despesas Totais 88.103 73.149 41.486
SUPERÁVIT 59.152 85.203 34.181

Caro Leitor:
Se houver interesse pelo detalhamento das informações acima, escreva-nos.
(Preencher formulário - Institucional - Fale Conosco)