Imprensa
26/02/2014FecomercioSP aprova aumento de Selic em 0,25 p.p.
Para a Entidade, Copom ainda deve manter trajetória de alta nas próximas reuniões até chegar a uma taxa básica de juros de 11,25% ao ano
São Paulo, 26 de fevereiro de 2014 – A decisão do Conselho de Política Monetária do Banco Central (Copom) de aumentar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto porcentual, atingindo 10,75% ao ano, foi considerada positiva pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A tendência de alta iniciada no começo de 2013 para conter a escalada inflacionária, porém, deve permanecer nas próximas reuniões dos diretores do Copom.
Ao manter a Selic em níveis relativamente baixos para os patamares de inflação percebidos até o fim de 2012, na avaliação da assessoria econômica da entidade, a diretoria do Banco Central demonstrou ter acreditado por muito tempo em uma suposta busca de austeridade fiscal por parte do governo. Como o esforço para cortar gastos e reduzir o deficit nominal não foi concretizado, ainda de acordo com a FecomercioSP, a demanda agregada cresceu acima do previsto, impedindo que a inflação convergisse para o centro da meta. Mesmo com as contingências sobre alguns preços importantes, como gasolina, gás, eletricidade e até transportes públicos – devido às manifestações do ano passado –, os índices de inflação continuam pressionados, especialmente pela categoria alimentação.
Apesar da recente manifestação de autoridades econômicas do governo Dilma sobre disposição em elevar o superavit primário, a Federação considera remotas as possibilidades de o Copom não aumentar a Selic para 11,25%. Para a Federação, os diretores do Bacen estão mais receosos no que se refere ao auxílio governamental para o combate à inflação no Brasil.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-aprova-aumento-de-selic-em-0-25-p-p