Economia
25/03/2022Inflação e conflito entre Rússia e Ucrânia arriscam segurança alimentar do Brasil e do mundo
Canal UM BRASIL entrevista Marcos Jank, professor sênior de Agronegócio no Insper

Marcos Jank, professor sênior de Agronegócio no Insper
(Foto: Christian Parente)
A guerra entre Rússia e Ucrânia envolve dois grandes supridores de fertilizantes e produtos agropecuários e de energia. Juntos, ambas as nações respondem por quase 30% da exportação mundial de trigo e por quase 20% da exportação de milho.
Para o Brasil, o conflito representa uma complicação econômica em razão da grande quantidade de fertilizantes que importamos, isto é, 85% do consumo, sendo que a Rússia é o nosso principal fornecedor. “A ministra [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina] ‘saiu correndo’ para buscar outros fornecedores. A safra começa em setembro, mas não há garantia de que teremos volume suficiente [de fertilizantes]. É um quadro muito preocupante”, afirma Marcos Jank, professor sênior de Agronegócio no Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e coordenador do centro Insper Agro Global.
Jank comenta que, antes mesmo da guerra, o setor agro brasileiro já estava trabalhando de forma “muito estressada”, graças à pandemia, aos custos altos e ao desequilíbrio entre oferta e demanda que estavam ocorrendo mundo afora, bem como aos efeitos da mudança climática sobre as produções de milho, cana, café e pastagens, além das secas. “A guerra deixa a situação mais complicada.”
Veja mais entrevistas do UM BRASIL
Investidores ainda estão à espera das reformas que o Brasil prometeu
Globalização é irreversível e solução contra desigualdade mundial
Crise ocasionada pela pandemia põe em risco 4% dos empregos na América Latina
O professor pondera que há dois outros problemas que resultam do conflito bélico. O primeiro é a junção da inflação com a insegurança alimentar. “As altas de preços dos alimentos, que já estavam ocorrendo antes da guerra, se refletem em uma inflação que está sendo sentida principalmente pelo consumidor mais pobre, para quem a cesta básica de alimentos é muito importante. A insegurança alimentar é uma realidade no País, e será também, em decorrência da guerra, em várias regiões do mundo.”
O segundo problema é o aumento dos custos de produção no Brasil. Isso ocorre pela soma da falta de fertilizantes com as altas dos preços do petróleo, da gasolina e do diesel, além do problema de aprovisionamento de máquinas e equipamentos, como tratores e colheitadeiras. “Estamos assistindo a um aumento importante de custos na agricultura. Por outro lado, o País é um grande supridor de soja e milho. Tanto o Brasil quanto a América do Sul vão aprovisionar os espaços deixados pela guerra”, sinaliza Jank.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/inflacao-e-conflito-entre-russia-e-ucrania-arriscam-seguranca-alimentar-do-brasil-e-do-mundo
Notícias relacionadas
-
Pesquisas
Dia dos Namorados deve alavancar vendas de roupas e calçados em SP
Projeção da FecomercioSP é que, em junho, segmento cresça 18,5% na comparação anual
-
Pesquisas
Turismo cresce 43,5% e começa a se aproximar dos níveis pré-pandemia
PesquisasEm abril, emprego no comércio paulista avança e registra o melhor desempenho desde no
PesquisasVarejo paulista bate recorde no primeiro trimestre e tem alta de 10,3% nas vendas
Recomendadas para você
-
Pesquisas
Comércio varejista registra o melhor resultado para janeiro desde 2008
Setor cresceu 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado
-
Pesquisas
Educação alavanca emprego no setor de serviços em fevereiro
Segmento foi destaque no mês, com a criação de 22.488 novas vagas
-
Pesquisas
Juros e inflação levam a recordes de inadimplência e endividamento
Famílias paulistanas pagam mais em juros e usam crédito para manter consumo
-
Pesquisas
Cai satisfação dos empresários da capital paulista com a adequação dos estoques
Transtornos da falta de insumos e matéria-prima persistem