Legislação
27/10/2017Professores de Direito discutem protagonismo do Poder Judiciário
Advogados especialistas em combate à corrupção e lavagem de dinheiro falam sobre judicialização ao UM BRASIL

"Em questões como aborto, união homoafetiva, demarcação de terras, percebemos que o Judiciário tem tido protagonismo, em parte, por causa de uma incapacidade do Poder Legislativo de resolver questões polêmicas”, defende Bottini
(Foto/TUTU)
“Quando temos uma sociedade que cria grandes heróis e grandes vilões, há algo errado com as instituições”, defende o professor da Faculdade de Direito da USP e ex-secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Pierpaolo Bottini. Ele e Beto Vasconcelos, professor da Escola de Direito da FGV-RJ e ex-secretário nacional de Justiça, falam ao UM BRASIL sobre o protagonismo do Poder Judiciário.
Na entrevista feita em parceria com a Fundação FHC, os advogados especialistas em combate à corrupção e lavagem de dinheiro afirmam que o protagonismo do Poder Judiciário não é um fenômeno recente, tampouco brasileiro. “Trata-se de algo que acontece em vários países ocidentais. Em questões como aborto, união homoafetiva, demarcação de terras, percebemos que o Judiciário tem tido protagonismo, em parte, por causa de uma incapacidade do Poder Legislativo de resolver questões polêmicas e complexas”, defende Bottini.
Veja também:
Brasil precisa de novo pacto previdenciário, por Fabio Giambiagi
Brasil de privilégios e desequilíbrios, por Ary Mattos Filho
Segundo ele, ambiguidades nas leis muitas vezes resultam em interferência. “Quanto mais aberta e imprecisa uma lei é, mais isso significa que o Poder Judiciário vai ter de tomar uma decisão”, diz.
“Este é o século do Judiciário. É um fenômeno histórico e se dá também por uma perda de prestígio do Executivo e do Legislativo, bem como pela incapacidade de gerar respostas para a sociedade”, explica Vasconcelos. “Antes, era um modelo de autocontenção, agora é ativismo judicial.”
Para o ex-secretário Nacional de Justiça, pode-se observar esse fenômeno quanto ao sistema punitivo. “Não devemos ficar presos ao momento, mas entender que nas últimas décadas houve a construção do sistema internacional de proibição relacionado à lavagem de dinheiro e aos combates às organizações criminosas e à corrupção”, afirma.
Além disso, Bottini afirma que quando existem agentes do Estado que se colocam como grandes heróis ou grandes vilões, é possível perceber um “desfuncionamento” institucional que tem várias razões. “A partir do momento em que você tem um grande herói que começa a tomar decisões, por vezes exageradas, os tribunais teriam competência e atribuição para colocá-las de volta dentro da legalidade”, observa. “Quando os tribunais começam a não fazer isso, o sistema tem uma disfuncionalidade. O ‘fla-flu’ que se criou no Brasil [quanto às discussões políticas] acaba colocando uma discussão irracional justamente sobre essa disfuncionalidade”, diz.
Confira a entrevista completa:
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/judicializacao-em-debate-por-vasconcelos-e-bottini
Notícias relacionadas
-
Trabalho
MP com regras trabalhistas diferenciadas para períodos de calamidade pública segue para promulgação presidencial
Texto traz medidas trabalhistas alternativas, além de permitir reduzir a jornada e suspender o contrato do funcionário
-
Empresas
Somos contra exemplar físico do CDC obrigatório no comércio
EmpresasFecomercioSP realiza evento sobre formulação de enunciados da LGPD
ImpostosBrasil representa 99% dos processos tributários de empresas transnacionais
Recomendadas para você
-
Trabalho
Seminário debate segurança e judicialização de questões de trabalho
Presente no encontro com empresários, juiz do TRT ressalta que é essencial que a CLT trate as pequenas empresas de forma diferenciada
-
Impostos
Novo secretário da Fazenda de SP compartilha seus planos de gestão em reunião do CAT
Felipe Salto também discutiu os principais pleitos do comércio paulista
-
Empresas
FecomercioSP apoia proposta que modifica pena relacionada à venda de produto vencido
Projeto de lei adapta condenação às demais previstas no Código de Defesa do Consumidor
-
Impostos
Projeto de lei simplifica obrigações acessórias e permite modernização
Proposta vai na direção da simplificação tributária defendida há anos pela FecomercioSP