Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

“Lixo que Vale” troca resíduos recicláveis por alimentos em Umuarama

Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade troca resíduos recicláveis por alimentos

Ajustar texto A+A-

“Lixo que Vale” troca resíduos recicláveis por alimentos em Umuarama

A Prefeitura de Umuarama criou em 2010 o projeto Lixo que Vale, por meio do qual as pessoas trocam materiais recicláveis por alimentos adquiridos junto aos produtores rurais da região. Atualmente, a ação coleta cerca de 10 toneladas de resíduos semanalmente. Em paralelo, protege o meio ambiente, auxilia profissionais que trabalham com materiais recicláveis e garante a comercialização dos alimentos produzidos nas pequenas propriedades. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Órgão Público.

Inicialmente, a medida tinha como objetivo conscientizar a população dos bairros Jabuticabeiras e Sete Alqueires, localizados na Área de Preservação Ambiental do Rio Piava, que abastece a cidade. Como a limpeza pública não conseguia atender à demanda, foi criado o programa para incentivar a população a trocar resíduos por alimentos. “O projeto tornou os moradores parceiros na preservação. Além de ajudar o meio ambiente, diminuiu para quase zero a ocorrência de casos de dengue nos bairros”, afirma secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Carlos Favaro. 

Semanalmente, os moradores vão até um ponto específico e levam os resíduos recicláveis. A equipe da prefeitura faz a pesagem e a entrega das “moedas verdes”, um dinheiro simbólico criado para a troca de produtos. A cada quinze dias, é realizada a feira com os produtos alimentícios. São mais de 30 variedades, entre hortaliças, vegetais, carnes, ovos, pães, bolachas, geleias e mel. Os moradores escolhem o que querem e utilizam as “moedas verdes” para aquisição.

O material coletado é encaminhado para a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Umuarama (COOPERUMA) que realiza os trabalhos de triagem, prensagem e comercialização. Parte dos recursos gerados com a venda do material é destinada à Cooperativa de Produtores Rurais de Umuarama (COOPERU), da qual a prefeitura adquire os alimentos. A ação também recebe verba do Banco de Alimentos e do programa federal de aquisição direta de alimentos. “O programa deu valor comercial para o lixo e também ajudou a melhorar a renda de catadores e agricultores”, diz Favaro. 

Diante dos resultados positivos, a Prefeitura de Umuarama ampliou, em junho de 2013, o projeto para outros quatro bairros. A intenção é melhorar as condições de vida da população com alto grau de vulnerabilidade. Antes da implantação do projeto, as famílias recebiam cestas de alimentos gratuitamente da Secretaria de Assistência Social. Agora elas fazem parte do projeto e arrecadam toda semana “moedas verdes” para complementar a alimentação. 

Fechar (X)