Conselhos

Presidente: Mariana Aldrigui

Conselho de Turismo

Auxilia as esferas públicas e privadas na efetivação de ações pelo desenvolvimento das empresas do setor de turismo em São Paulo e no Brasil, apresentando abordagens inovadoras com vistas ao maior reconhecimento das expressões econômica e social da atividade.

Presidente: José Pastore

Conselho de Emprego e Relações do Trabalho

Foco no desenvolvimento de estratégias para a redução de encargos trabalhistas. Busca garantias de direitos compatíveis com a economia, a criação de um marco legal seguro e o incentivo de novas formas de empregar.

Presidente: Márcio Olívio F. Costa

Conselho de Assuntos Tributários

Debate questões tributárias que possam interferir no cotidiano das empresas, além de analisar propostas apresentadas em prol do setor produtivo. De estudos e análises, surgem sugestões de ações a serem encaminhadas à presidência da FecomercioSP.

Presidente: Márcio Olívio F. Costa

Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon)

É um órgão público criado pelo governo estadual (Lei Complementar n° 939/2003) para a defesa e o recebimento de queixas de contribuintes do Fisco do Estado. É composto por representantes do Poder Público, da FecomercioSP e de outras entidades.

Presidentes: Paulo Delgado e Antônio Lanzana

Conselho de Economia Empresarial e Política

Centro de estudos e análise dos interesses empresariais, principalmente dos setores de comércio e serviços, à luz das conjunturas econômica e política atuais. Tem o objetivo de municiar os associados da FecomercioSP de dados, pesquisas e embasamentos técnicos que possam garantir o entendimento e o e

Presidente: Ives Gandra Martins

Conselho Superior de Direito

Busca segurança jurídica na atividade econômica, respeito à democracia, aproximação com órgãos do governo e equilíbrio entre os Poderes e as regras para as relações entre as empresas e o Estado. Atua em debates para leis modernas e eficazes.

Presidente: Renato Agostinho Giannini

Conselho do Comércio Atacadista

Oferece serviços ao varejista e busca a redução de custos de operacionalização – com mais competitividade – e do número de transações comerciais subir.

Presidente: Magnetlson Carlos de Souza

Conselho de Serviços

Sua proposta é ser um órgão de estudos da Entidade. Constituído por representantes de sindicatos e empresários do setor de serviços, aprofunda análises das questões que afetam direta ou indiretamente o segmento, além de debater e sugerir medidas para o aperfeiçoamento do setor.

Presidente: Rubens Torres Medrano

Conselho de Relações Internacionais

Apoia as empresas que atuam com comércio exterior, buscando a padronização e a redução da burocracia nos processos de importação e exportação com o objetivo de incrementar o desenvolvimento econômico brasileiro.

Presidente: José Goldemberg

Conselho de Sustentabilidade

Promove o desenvolvimento sustentável dos setores de comércio, serviços e turismo, de modo a estimular, na atuação empresarial, o equilíbrio dos pilares social, econômico e ambiental.

Presidente: Renato Opice Blum Vice-presidente: Rony Vainzof

Conselho de Comércio Eletrônico

Promove o desenvolvimento sustentável e a melhoria do ambiente de negócios com ações que estimulem a competitividade e a sustentabilidade das empresas do setor.