Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

.

Tem certeza que deseja excluir o projeto
?

Essa ação não poderá ser desfeita.

O CEP não foi encontrado.

O CPF já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

O CPF já está inscrito em três projetos diferentes e não pode ser cadastrado novamente.

Senha incorreta.

Dados atualizados com sucesso.

Notícias

Notícias

15/12/2015

Prêmio de Sustentabilidade: Lixo Mínimo é o vencedor entre órgãos públicos

Trabalho foi reconhecido na categoria Órgão Público

Prêmio de Sustentabilidade: Lixo Mínimo é o vencedor entre órgãos públicos

(Imagem: TUTU)

Por Deisy de Assis

O município de Ibirarema, no interior do Estado de São Paulo, foi o vencedor da categoria Órgão Público do 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, realizado pela Federação em parceria com o Instituto Dom Cabral. O programa laureado foi o Ibirarema Lixo Mínimo – Adote essa Ideia!, criado para a destinação correta de resíduos sólidos.

“É uma enorme satisfação ver o nosso projeto ser reconhecido por um prêmio de grande credibilidade”, disse o vice-prefeito de Ibirarema, José Benedito Camacho.

Ele explica que o programa estabeleceu pontos de entrega voluntária para pneus, óleo de cozinha, lâmpadas e lixo eletrônico. “Esses itens são levados para o processamento adequado e a reciclagem na cidade de Assis”, diz Camacho, que menciona ainda que as ações entre os 24 municípios parceiros ocorrem também por meio do Consórcio Intermunicipal do Vale de Paranapanema.

Para materiais como plástico, vidro, garrafa PET e alumínio, foi implementada a coleta seletiva, que acontece semanalmente em Ibirarema. “Nesse caso, os resíduos são entregues a catadores autônomos, que comercializam os objetos e aumentam sua renda”, ressalta o vice-prefeito.

Já com os rejeitos da construção civil, a prefeitura usa trituradoras para transformá-los em cascalho. O material é utilizado para cobrir estradas que não tenham pavimentação asfáltica, a fim de melhorar o tráfego.

O Lixo Mínimo foi criado a partir do Código Municipal de Meio Ambiente, em 2009, quando foi traçado o plano de gerenciamento de resíduos, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Fechar (X)