Início

Araçatuba

Região de Araçatuba

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA REINVENTAM A ECONOMIA DE ARAÇATUBA

Ainda forte em agricultura, “Capital do Boi Gordo” abre espaço para empresas desenvolvedoras de softwares

Araçatuba é um importante centro produtivo de gado de corte no Estado de São Paulo. Por isso, é conhecida como a “Capital do Boi Gordo”. Embora agricultura e indústrias de segmentos como sucroalcooleiro, alimentício, moveleiro e de confecções movimentem a economia, é o setor de serviços que predomina na cidade.

O grande destaque são as empresas de tecnologia, que desenvolvem softwares e hardwares, principalmente, para a indústria sucroalcooleira. A área ganhou um reforço importante recentemente. Em setembro de 2018, foi inaugurada a primeira Incubadora de Base Tecnológica Startup, que oferece espaço para 15 novos negócios.

O município também se destaca na formação profissional. Além de sediar 15 faculdades, com quase 15 mil estudantes, conta com unidades do Sesi, do Senai, do Senac e um Polo Avançado do Sesc.

Quer saber mais sobre Araçatuba? Acesse aqui a edição n.º 59 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

TIETÊ COM ÁGUA LIMPA PÕE ARAÇATUBA NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Preservado na região, rio que corta o Estado de São Paulo promove a prática de esportes aquáticos

Moradores de Araçatuba podem usufruir de algo que é simplesmente impossível para quem vive na capital paulista ou em outras cidades do interior do Estado de São Paulo: a água doce e limpa do Rio Tietê.

De acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a água do Tietê que banha a cidade é a mais limpa de todo o rio. Com isso, a água pode ser utilizada para abastecimento doméstico e irrigação de hortaliças, além de práticas esportivas, como natação, mergulho e esqui aquático.

A preservação do Tietê na região fez com que Araçatuba ganhasse destaque no mapa do turismo brasileiro. A cidade foi classificada pelo Ministério do Turismo como categoria B, patamar elevado para um município do interior.

Casa de Cultura Professor Adelino Brandão leva o nome do mestre, advogado, escritor e folclorista que viveu 20 anos na cidade

Igreja Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba, construída em 1975 em substituição ao antigo templo que existia desde 1925

Antigamente chamado de a “Casa do Engenheiro”, Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon reúne peças históricas da ocupação de Araçatuba

Praça Rui Barbosa, também conhecida como Praça do Boi Gordo, foi palco por mais de 30 anos das negociações de compra e venda de gado

Uma das opções de lazer da cidade, a Praia Municipal Milton Camargo foi criada para aproveitar a água do rio Tietê

Shopping Praça Nova é mais uma opção de compras para os mais de 195 mil habitantes da cidade paulista

Fundado na década de 80, calçadão é o local com o maior polo comercial de Araçatuba

1

Região de Araçatuba

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 46 municípios.
Veja os Dados