BARRETOS EXPLORA A CULTURA SERTANEJA COM ATRATIVOS TURÍSTICOS
Principal evento da cidade, Festa do Peão recebe 1 milhão de pessoas anualmente
Por receber uma grande quantidade de tropeiros que traziam gado para abate, Barretos se tornou o lar da cultura sertaneja paulista. A primeira edição da Festa do Peão, evento símbolo da cidade, foi realizada em 1956. Atualmente, o festival atrai 1 milhão de pessoas do Brasil e do exterior, gerando aproximadamente 15 mil empregos temporários diretos e indiretos.
Contudo, o turismo na cidade localizada a 438 quilômetros de São Paulo não se resume à Festa do Peão. O município tem explorado a cultura sertaneja aliada às fontes de águas termais em complexos mistos de hotel fazenda e parque aquático.
A cidade, aliás, se tornou Município de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo em 2017 e busca ser reconhecida como Estância Turística por seus monumentos, lagos e praças.
Barretos também se destaca pela força do setor agrícola. Embora a pecuária tenha sido a principal atividade do município por mais de 130 anos, o panorama começou a mudar na década de 1970. Atualmente, os cultivos de cana-de-açúcar, laranja, soja, milho e seringueira movimentam, ao lado do gado, a agropecuária da cidade.
Quer saber mais sobre Barretos? Acesse aqui a edição n.º 57 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.
CIDADE CONTA COM FORTE ESTRUTURA NA ÁREA DE SAÚDE
Município possui hospitais de alto nível e instituição de treinamento em cirurgias minimamente invasivas
Barretos também é destaque na área de saúde. O Hospital de Amor, antes conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, realiza 6 mil atendimentos por dia via Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é reconhecido por seu alto nível de excelência em todo o País e no exterior.
A cidade ainda conta com o IRCAD América Latina, um dos quatro centros do mundo de estudos em cirurgias remotas. Trata-se da maior instituição de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente. Com estrutura para especialização médica em dezenas de cursos, mais de 6,9 mil alunos passaram pelo instituto até 2016.
Além disso, também estão no município a Irmandade Santa Casa de Misericórdia, o Hospital São Jorge, o Hospital São Judas Tadeu, o Hospital Notre Dame e dois Ambulatórios Médico Especializados (AME) do Governo do Estado de São Paulo, um clínico e outro cirúrgico.
Catedral do Divino Espírito Santo
Country Acquapark
Hospital de Amor, antes conhecido como Hospital do Câncer de Barretos
Marco Zero
Região dos Lagos
Calçadão comercial no centro da cidade
North Shopping
Parque do Peão
1
Região de Ribeirão Preto