Início

Franca

Região de Ribeirão Preto

INDÚSTRIA CALÇADISTA MOVIMENTA A ECONOMIA DE FRANCA

Setor gera mais de 32 mil empregos e faz cidade ser conhecida como a Capital Nacional do Calçado

Não é à toa que Franca é conhecida como a “Capital Nacional do Calçado”. Com uma economia baseada na indústria, a cidade se destaca, principalmente, pelo segmento coureiro-calçadista.

Os números reforçam essa vocação: de acordo com o mais recente estudo, divulgado em 2011 pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), a cadeia produtiva na cidade e na região fabrica 25,9 milhões de pares de calçados anualmente e é responsável por 32.171 empregos diretos e indiretos.

Outros segmentos que se destacam na cidade são o alimentício, o de confecção e o químico-cosmético, além da atividade cafeeira, tendo em vista que o município está localizado na região da Alta Mogiana, uma das mais importantes produtoras de café do mundo.

Quer saber mais sobre Franca? Acesse aqui a edição n.º 59 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

BASQUETE E EDUCAÇÃO SÃO DESTAQUES NA CIDADE

Esporte movimenta aproximadamente R$ 7 milhões por ano na economia de Franca

Quem acompanha a liga nacional de basquete sabe que o time de Franca é um dos mais tradicionais do País. Há quase 60 anos em atividade, o clube já conquistou 62 títulos, fazendo o município ser conhecido como a “Capital do Basquete”.

O esporte tem uma grande importância para a cidade. As atividades ligadas ao basquete movimentam em torno de R$ 7 milhões por ano e geram 140 empregos diretos e indiretos, segundo a prefeitura.

Franca também se destaca pelo seu parque universitário. Além de unidades do Senac, do Senai, do Sesi e do Sebrae, instituições como a Fatec e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem campus no município. Estima-se que, juntas, as universidades abrigam, aproximadamente, 22 mil alunos.

Franca é conhecida como a “capital nacional do calçado”

Catedral de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1898 e fica localizada no centro da cidade

Uma das maiores redes varejistas do País, Magazine Luiza tem sede na região central de Franca

Museu Histórico Municipal conta com uma biblioteca de apoio à pesquisa regional

Rua Voluntários da Franca é uma das referências da cidade à Revolução de 1932

Fundado há mais de 20 anos, Shopping do Calçado de Franca é considerado um dos maiores shoppings da categoria em toda a América Latina

Teatro Municipal de Franca mantém agenda diversificada durante o ano todo

1

Região de Ribeirão Preto

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 69 municípios.
Veja os Dados