Início

Itu

Região de Sorocaba

ITU: TURISMO A POUCOS PASSOS DA CAPITAL

Mais de 900 restaurantes e uma área central repleta de edificações tombadas fazem parte das atrações da cidade 

O clima ameno e a proximidade da capital tornam Itu um destino atraente para muitos paulistanos, que encontram na cidade gastronomia diversificada, opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos e uma variedade de lazer que inclui visitas a pontos históricos, parques e fazendas. 

Na área central, as edificações tombadas são um retrato da importância econômica que a cidade teve ainda no Ciclo das Bandeiras. Além disso, a região participou ativamente dos ciclos do café, da cana-de-açúcar e do algodão. Também na parte central de Itu se concentram as construções religiosas, sendo a Igreja Nossa Senhora do Carmo, construída no ano de 1719, a mais antiga. A Matriz Nossa Senhora da Candelária, por sua vez, abriga obras de José Patrocínio da Silva, Padre Jesuíno do Monte Carmelo e também de Almeida Júnior. 

Quando o assunto é gastronomia, é impossível não associar a cidade ao Steiner Bar do Alemão, fundado em 1902, onde é servido um tradicional filé à parmegiana. Além do Alemão, Itu conta atualmente com mais de 900 estabelecimentos comerciais relacionados ao ramo de alimentação.

Quer saber mais sobre Itu? Acesse aqui a edição nº 54 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

TERRA DE GIGANTES

Produtos em escala ampliada são um dos pontos fortes do turismo em Itu

Parece piada, mas Itu é conhecida como a “cidade dos exageros”, principalmente por causa do humorista Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício. O ituano fez fama participando de programas de rádio e TV, onde carregava o bordão “cidade onde tudo é grande”.

O gigantismo é uma das vertentes do turismo em Itu. O município tem fixado, na praça central, um telefone público com sete metros de altura. Também no centro, o visitante encontra diversos estabelecimentos comerciais especializados em souvenirs “gigantes”, versões aumentadas de lápis ou canetas com quase dois metros, enormes violões e outras centenas de produtos em escala ampliada. Um simples picolé pode assumir proporções exageradas, para alegria das crianças.

A Casa Imperial ganhou esse nome por ter abrigado em algumas ocasiões a família imperial brasileira nas visitas a Itu. Construída com muito requinte, hospedou, em 1884, a Princesa Isabel e o Conde D’Eu

Bela e bem conservada, a Praça da Independência é boa opção para uma caminhada e conversa com a família e amigos

Itu possui alguns dos mais renomados campings do Brasil

A Cidade da Criança, localizada em um bairro central de Itu, reúne diversos atrativos para a garotada

Datado de 1795, o Cruzeiro de São Francisco era a porta de entrada do Convento Franciscano – construção destruída por um incêndio em 1907

Com cachoeiras e construções de época e , a Fazenda do Chocolate tem atrações para todas as idades, além do tradicional passeio que mostra todo o processo de fabricação do chocolate

1

Região de Sorocaba

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 58 municípios.
Veja os Dados