Início

Marília

Região de Marília

MARÍLIA: LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA E INDÚSTRIAS GARANTEM INFLUÊNCIA NA REGIÃO

Conhecida como “capital da alimentação”, Marília é berço de grandes fábricas de biscoitos, como a Marilan

A 443 quilômetros da capital paulista, a cidade de Marília é servida por três grandes rodovias que a conectam às cidades de Bauru e Ribeirão Preto e à fronteira com o Paraná, além da rodovia federal BR-153 que corta o País de Norte a Sul, conectando Marília a cidades distantes, como os municípios de Marabá (PA) ou Aceguá (RS). A região administrativa de Marília engloba, em um raio de 60 quilômetros, 13 municípios, que totalizam 123 mil habitantes.

À localização estratégica, Marília soma vigor econômico no setor industrial, com destaque para os ramos alimentício e metalúrgico. Conhecida como “capital da alimentação”, Marília é berço de grandes fábricas de biscoitos e confeitos, como Marilan, Dori e Bel. Além destas, estão presentes na cidade filiais das multinacionais Nestlé e Coca-Cola. Também foi no município que nasceu a Sasazaki, líder nacional na produção de esquadrias metálicas, portas e janelas de aço e alumínio.

A cidade ainda é destaque na pecuária, sendo a terceira maior produtora do Estado de São Paulo, com 116.552 cabeças de gado, atrás apenas de Mirante do Paranapanema (134,7 mil) e Rancharia (135 mil).

Quer saber mais sobre Marília? Acesse aqui a edição nº 55 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

 

COM NOME INSPIRADO EM POEMA, CIDADE É GRANDE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO

Quinze mil estudantes frequentam os cursos universitários oferecidos na cidade; Medicina está entre os mais concorridos

Marília é um centro universitário: no município, oito instituições oferecem 69 cursos e somam 15 mil estudantes, 30% deles com origem na região. Entre as instituições, três são públicas: Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) – que oferece nove cursos diferentes –, Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e Fatec (Faculdade de Tecnologia). Entre as particulares, a mais conhecida é a Unimar (Universidade de Marília), criada há 62 anos, onde são oferecidas 28 carreiras diferentes, entre as quais Medicina é a mais concorrida. 

Com foco exclusivo na área da saúde, a Famema oferece os cursos de Medicina e Enfermagem. Além das faculdades, Marília tem oito hospitais, um ambulatório de especialidades, centenas de consultórios e clínicas médicas, laboratórios e lojas de produtos hospitalares, tornando-se referência regional em saúde. 

Antes da instalação dos centros universitários, na década de 1920, Bento de Abreu Sampaio Vidal, fundador da cidade, leu o livro de Tomás Antônio Gonzaga Marília de Dirceu em uma de suas viagens à Europa. A obra inspirou a denominação do município, e Marília foi criada oficialmente em 4 de abril de 1929.

Avenida Rio Branco, importante via da cidade de Marília

Campus de Marília da Unesp

Rua São Luiz, no Centro da cidade de Marília

Hospital das Clínicas de Marília

Museu de Paleontologia de Marília tem fósseis de dinossauros e crocodilos coletados desde 1993 na região

Conhecida Casa da Louças de Marília

1

Região de Marília

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 54 municípios.
Veja os Dados