Início

Penápolis

Região de Araçatuba

PENÁPOLIS COMEÇA A DIVERSIFICAR ECONOMIA FOCADA NA CANA-DE-AÇÚCAR

Cidade do noroeste paulista conta com novo curso de Medicina e polo da Univesp

A economia de Penápolis, a 478 quilômetros da capital paulista, no noroeste do Estado de São Paulo, tem sua força no setor agrícola. Além da atividade canavieira, responsável pela maioria dos estabelecimentos, a cidade dispõe de indústrias de outros segmentos, como curtume, confecção, calçados, borracha e implementos agrícolas.

Contudo, é possível que a economia do município se diversifique mais nos próximos anos, em função dos investimentos em educação. Exemplo disso é o novo curso de Medicina da Fundação Educacional de Penápolis (Funepe). Com campus inaugurado em junho, o curso recebeu a primeira turma no mês de agosto.

O ensino na cidade também oferece cursos superiores de Administração, Direito, Pedagogia, Psicologia, Engenharia Agronômica, Enfermagem, Fisioterapia, entre outros. Além disso, Penápolis conta com um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e uma unidade da União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp).

Quer saber mais sobre Penápolis? Acesse aqui a edição n.º 58 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

CIDADE TEM FORTE APELO PARA OS TURISMOS CULTURAL E RELIGIOSO

São Francisco de Assis, folclore brasileiro e objetos de arte primitiva são atrações dos museus penapolenses

O turismo tem grande potencial em Penápolis, principalmente nas áreas religiosa e cultural. Um dos atrativos é o Santuário de São Francisco de Assis, que foi construído em 1909 e pode abrigar 800 pessoas. O padroeiro da cidade também tem um museu, cujo acervo contabiliza 150 obras relacionadas à vida do frade católico nascido na Itália.

Outros destaques da cidade são o Museu do Sol, o primeiro da América Latina dedicado à conservação e à exposição de objetivos ligados à arte primitiva, e o Museu Histórico, que preserva a memória do município. Além disso, a área cultural também dispõe de um museu com mais de 12 mil peças sobre o folclore brasileiro.

As atrações turísticas ainda incluem praias às margens do Rio Tietê, parques públicos, represas e clubes de campo, além de passeios rurais, ecológicos e náuticos.

Fundada em 1986, a Flora Tietê é uma associação de recuperação florestal na cidade

Penápolis Garden Shopping reúne grandes marcas para atender a cidade e também consumidores da região

Inaugurado em 1972, o Museu do Sol é o primeiro museu de arte naif da América Latina

Museu Histórico funciona no antigo prédio da Prefeitura, construído em 1930

A primeira casa do município abrigava frades catequistas e hoje é um marco histórico de Penápolis

Santuário São Francisco de Assis, igreja dos frades

Avenida Luis Osório, importante via de comércio e serviços de Penápolis

1

Região de Araçatuba

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 46 municípios.
Veja os Dados