Início

Presidente Prudente

Região de Presidente Prudente

QUALIDADE DE VIDA É DESTAQUE EM PRESIDENTE PRUDENTE

Cidade do Oeste Paulista é a 12ª melhor para aposentados e possui a melhor qualidade do ar do Estado de São Paulo

Mais próxima do Mato Grosso do Sul do que da capital paulista, Presidente Prudente é uma cidade que se destaca pela qualidade de vida. Conhecido como “Capital do Oeste Paulista”, o município ocupa a 12ª posição no ranking das melhores cidades do Brasil para se viver após a aposentadoria, segundo um estudo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, feito em parceria com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em Presidente Prudente, o cuidado com o meio ambiente é levado a sério. O município possui a melhor qualidade do ar entre todos do Estado em que são feitas medições dos níveis de partículas inaláveis, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Além disso, todos os domicílios são atendidos pelos serviços de abastecimento de água, coleta de lixo e tratamento de esgoto. A área urbana ainda conta com cem por cento da malha viária pavimentada.

Também se notabilizam a infraestrutura e os serviços nos setores de saúde e educação, que contribuem para que a cidade tenha Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,806, nível considerado muito alto.

Quer saber mais sobre Presidente Prudente? Acesse aqui a edição n.º 58 da revista Comércio & Serviços, que traz mais informações sobre a cidade.

FORTE NA AGROPECUÁRIA, CIDADE INVESTE EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Complexo de inovação da prefeitura estimula desenvolvimento empresarial

Com 826 estabelecimentos agropecuários, além de 18 usinas de álcool e açúcar, a economia de Presidente Prudente oferece cada vez mais oportunidades de investimentos. De acordo com pesquisa da Urban System, a cidade é a 24ª melhor para se investir em negócios no País.

O que contribui para isso é a Fundação Inova Prudente. Criado há pouco mais de um ano, o complexo com infraestrutura e serviços promove os desenvolvimentos empresarial e socioeconômico da cidade e a pesquisa aplicada para melhoria ou criação de novos produtos. A iniciativa da prefeitura tem como parceiras várias instituições como a Unesp, a Unioeste, a Fatec e a Associação das Empresas de Software do Oeste Paulista.

Do ponto de vista dos trabalhadores, a renda média mensal na cidade é de 2,5 salários mínimos, com emprego forte na indústria, no comércio e na agropecuária.

Calçadão da Mafei, considerado o maior centro de compras da região

Centro Cultural Matarazzo: um dos principais locais de lazer de Presidente Prudente

Complexo Turístico Cidade da Criança tem 70 hectares de área verde com diversas atrações

Catedral de São Sebastião, sede da Diocese de Presidente Prudente

Desde 1982, o Parque do Povo é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade

Praça Nove de Julho fica localizada no coração de Presidente Prudente

Inaugurado em 1990, Prudenshopping é o maior shopping do oeste paulista

Avenida Brasil, importante via na cidade

1

Região de Presidente Prudente

Confira uma seleção de informações sobre emprego e faturamento do comércio da região, que tem 56 municípios.
Veja os Dados